A Comarca da cidade de N. S. dos Remédios, que fica há 178km da capital Teresina, será extinta e seus eleitores serão remanejados para a Comarca da cidade Porto, cidade mais próxima e que fica há 14km. Esta é uma decisão tomada pela resolução nº 23.422/14 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os critérios estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral para extinção de Zonas Eleitorais, são, dentre eles: eleitorado inferior a 10.000 eleitores; média muito baixa de atendimento a eleitores em cada zona; distâncias entre os municípios pertencentes às zonas eleitorais a serem eventualmente extintas e as condições de acesso a esses municípios, bem como a distância entre a zona originária e a zona destinatária; evolução do eleitorado de cada zona e perspectiva de aumento do número de eleitores; entre outros.
Para o TSE a extinção dessas varas representaria uma economia de cerca de R$ 2 milhões. Atualmente o Piauí tem 98 Zonas. Caso isso aconteça o estado passará a contar com 87 Zonas Eleitorais.
De acordo com o relatório apresentado pelo grupo de servidores do TRE, encarregados de elaborar a proposta de rezoneamento das Zonas Eleitorais do Piauí, as 11 Zonas Eleitorais passíveis de extinção teriam seus eleitores redistribuídos para outras zonas. Foi o que aconteceu
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.