Um levantamento divulgado pelo Banco Central do Brasil aponta que o Piauí é o Estado que possui o maior número de municípios desprovidos de serviços bancários. Dos 224 municípios piauienses, 68 não dispõem de qualquer um desses serviços, número que equivale a cerca de 30% das cidades do Estado.
Na cidade do Morro do Chapéu do Piauí distante 210 quilometro da capital do estado o único atendimento bancário para toda a população eram dois caixas do banco do Brasil que funcionava no mercado local, mesmo com precariedade hoje a população sente a falta desse serviço e prejudica o comercio local, pois todo tipo de serviço que precisa de Banco as pessoas são obrigadas a se dirigir a outras cidades da região, este único sistema de atendimento de banco que existia na cidade foi destruídos por ladrões de banco que tentaram roubar e como não tiveram êxito apenas destruíram o local e até o momento ninguém se manifestou e buscar trazer de volta este tipo de serviço tão útil para a cidade e ainda tira cidade dessa lista tão triste, informações que se tem é que o Banco não tem mais interesse em instalar um novo sistema na cidade e assim os funcionários, aposentados e outros que precisam de serviços bancários procuram Luzilandia ou Esperantina e correndo risco de assaltos e o comercio local sofrendo as consequências.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), considerou alarmantes os números divulgados pelo BC. Ele afirma que essa situação faz com que as pessoas sejam forçadas a gastar dinheiro do próprio bolso para se locomover até outros municípios, atrás dos serviços bancários.
Além disso, observa que a ausência de atendimento desse tipo compromete a transferência de recursos federais e até mesmo a arrecadação de impostos municipais, como o ISS e o IPTU.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.