Começa neste sábado 10 e se estenderá até o dia 17 deste, uma das maiores festas culturais do estado do Piauí. Trata-se da Semana Cultural Torquato Neto, a qual é promovida anualmente pela Prefeitura de Monsenhor Gil. O evento que este ano completa a sua sexta edição, já compõe com muita expressão o calendário cultural regional do estado, principalmente na região do Médio Parnaíba, e se apresenta como um dos principais eventos de arte e cultura popular da cidade.
De acordo com a comissão organizadora, que tem a frente à primeira dama do município, Laurenice França, recém-empossada na condição de presidenta da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, em Teresina, lembra que a cada ano a programação é diversificada, valorizando, sobretudo, as manifestações culturais local, e por isso mesmo as atrações artísticas têm atraído um grande número de pessoas, tanto da região como de outras cidades do Brasil afora, que todos os anos neste período acorrem para Monsenhor Gil para participar e prestigiar os oito dias de festejo cultural.
Há de se ressaltar que o turismo como atividade econômica tem se estabelecido muito nos últimos tempos, chegando a ser a principal fonte de desenvolvimento econômico de uma localidade. Tal fato é de tão grande veracidade que várias cidades adotaram a atividade turística e apresentam como principal atrativo suas manifestações populares, passando um pouco da cultura e da identidade de seu povo para os visitantes de todas as partes do país e do mundo. Hoje, a cidade de Monsenhor Gil é conhecida no mundo através do Baião Balandê, dança típica do município. Além disso, a cidade dispõe de outros atrativos naturais, arquitetônico e religioso que impressionam, a primeira vista, de quem os visitam.
A Semana Cultural Torquato Neto é só mais um incremento no turismo de evento da cidade, que proporciona ao público lazer, cultura, entretenimento e, acima de tudo têm a oportunidade de se confraternizarem em um ambiente onde se pode contar com segurança e bom atendimento. São mais de cinquenta barracas rústicas, porém padronizadas, dispostas em torno do Ginásio Poliesportivo Tarcisão, cenário das apresentações artísticas e culturais como dança, música, teatro e artesanato. Segundo a comissão organizadora, todos os barraqueiros foram orientados a venderem além da bebida, somente comidas típicas.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.