A Prefeitura de Monsenhor Gil, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a campanha “Todos Contra a Dengue”, a campanha com intuito de conscientizar e realizar o combate do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, além de orientações no combate ao covid- 19.
Durante o mês de abril e maio os Agentes de Saúde e Endemias irão percorrer os bairros e as localidades rurais do município, fazendo varredura a procura de recipientes com água parada, além das orientações para o efetivo combate ao mosquito, todas essas ações tem o visando prevenir a proliferação do mosquito. Também foram espalhados cartazes, distribuição de folder e placas educativas, além de o uso de um carro de som alertando para o combate do mosquito, principal transmissor das doenças.
A visita nas residências pelos agentes tem grande importância e eficácia e a participação e colaboração de todos é fundamental para o sucesso da campanha, argumenta o Secretário de Saúde Herbert Cesar.
Em conversa com o prefeito João Luiz ele afirmou que o combate a Pandemia do novo Coronavirus é o ponto mais importante para todos os gestores mundiais, em Monsenhor Gil não é diferente. Mas João Luiz disse que outras frentes visando a saúde da população também necessitam deste cuidado da sua gestão. Diferente do covid-19 a dengue é uma epidemia que também pode matar, de acordo os números anuais dos órgãos estaduais e federais que trabalham com saúde pública.
O ano de 2019 registrou o segundo maior número de mortes pela doença desde 1998, ano de início da série histórica. Dados do Ministério da Saúde apontam que, até o dia 7 de dezembro, já haviam sido confirmadas 754 mortes por Dengue. Na prática, o total fica abaixo apenas do registrado em 2015, quando houve uma das piores epidemias da doença, com 986 mortes. (MS).
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.