O prefeito de Monsenhor Gil e presidente da AMPAR, João Luiz Carvalho, participou nesta quarta feira (15), do lançamento da 1a Super Copa APPM de Futebol, na Sede da APPM em Teresina.
Com a presença de outros prefeitos, secretários de Estado, secretários de Esporte dos territórios que compõem o Piauí e desportistas, a Associação Piauiense de Municípios lançou esta competição que promete movimentar todo o Estado do Piauí.
Prefeito João Luiz, Secretário Municipal de Esportes, Antônio Carlos, Solteiro e prefeito de Curralinhos, Everardo Araújo
Secretário Municipal de Esportes de Monsenhor Gil, Antônio Carlos, Solteiro
A iniciativa é pioneira no Estado e pretende valorizar e incentivar a cultura do esporte e a integração dos Municípios através dos torneios que acontecerão ao longo do ano de 2023, sendo ainda a consolidação de uma das propostas de campanha da atual Diretoria da APPM.
Para o presidente da APPM, o campeonato fortalecerá o sentimento municipalista através da integração de todos territórios, valorizando o esporte amador principalmente nas cidades do interior. O líder municipalista ainda espera que o torneio possa revelar novos talentos para o esporte.
“Essa primeira Supercopa é a consolidação de uma das nossas propostas de campanha, de quando ainda éramos candidatos à presidência da APPM. E hoje vemos, nesse nosso encontro, que os prefeitos aceitaram essa nossa proposta, que além de inovadora pretende valorizar o esporte e revelar novos talentos. Nesse projeto a gente beneficia o jovem que está ocioso, sem nenhum tipo de perspectiva, movimenta a economia local e aproxima os municípios que vão interagir. Sou um amante do futebol e essa é a nossa contrapartida para que o futebol amador se fortaleça e possa revelar jovens profissionais para o nosso Estado. Acho que o Piauí precisa dar esse “boom” no esporte, e os municípios estão prontos para ajudar o Estado nesse entendimento, para que a gente possa, em conjunto, fazer uma grande competição com o apoio do governo do Estado, parlamentares e a iniciativa privada, pois vamos abrir espaço para também participarem, além dos patrocinadores, pois certamente muitos destaques poderão sair desse campeonato”, destaca Toninho, presidente da APPM.
O prefeito de Jacobina do Piauí e representante da Associação dos Municípios do Vale do Itaim, GD, esteve presente no evento de lançamento da Supercopa e enfatizou a importância dos campeonatos regionais.
Essa Supercopa chega para agregar os Municípios e dar oportunidades aos jogadores locais, que terão a chance de serem vistos a nível nacional com a formação da seleção APPM na segunda divisão do campeonato piauiense. Então, a seleção APPM será a porta de entrada para muitos jogadores amadores que sonham em se tornar jogadores profissionais. Esse é um projeto grande e audacioso, que vai revelar muitos talentos para o esporte piauiense e brasileiro.
A deputada estadual Simone Pereira participou do encontro, momento em que enalteceu a iniciativa da APPM.
“Parabenizo os prefeitos e prefeitas, na pessoa do presidente Toninho, pela iniciativa de desenvolver o esporte em seus Municípios. Temos um Estado com 224 cidades e com várias diversidades, então, acho importantíssimo pela questão do incentivo ao esporte e a possibilidade da descoberta de talentos. Tudo isso é importante. Mas vejo como mais importante o fortalecimento dos municípios com essa integração, com essa troca de experiências. E só quem ganha com essa união é o estado do Piauí”, destaca Simone.
O campeonato
A Supercopa APPM de Futebol Amador vai abranger os 12 territórios de desenvolvimento do Piauí, cada um formado, em média, por 10 municípios, e mais 16 cidades com população superior a 26 mil habitantes, que vão concorrer entre si.
O torneio vai ser dividido em três fases. Cada etapa selecionará um campeão e um vice que avançará na disputa, até a final que está marcada para acontecer em Teresina. Algumas cidades do Piauí já têm seus próprios campeonatos regionais.
- Primeira fase: entre atletas dos territórios
- Segunda fase: território contra território e cidade contra cidade;
- Terceira fase: em Teresina, disputa entre campeões por sorteio.
Segundo o coordenador da Supercopa da APPM, Manelão, os demais Municípios terão que formatar a disputa nos moldes daqueles que já acontecem para poderem participar. Para auxiliar no processo, a APPM fará visitas aos prefeitos e secretários municipais de Esporte. Assim, na prática, a ideia da Supercopa também se coloca como uma forma de estruturar a prática do futebol amador em mais cidades.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.