A Prefeitura Municipal através das secretarias de saúde e educação juntamente com outras Instituições do município, realizaram uma caminhada de conscientização de combate às drogas envolvendo todos os alunos da zona urbana. No final da passeata, os participantes se concentraram em frente a Universidade Aberta de Monsenhor Gil, onde houve apresentações teatrais e palestras com o Padre Fábio Fernandes, prefeito José Noronha, Delegado do 18º DP, Washington, Psicológos do NASF e do Conselho Tutelar e educadores da rede pública de ensino estadual e municipal. Conforme programação da secretaria de saúde, entre os dias 25 a 27 de setembro haverá ainda palestras do Programa Saúde na Escola -PSE, sobre DST, drogas e gravidez na adolescência, nos Povoados Canafistula e Baixa Grande.
Segundo o secretário de saúde, Adalberto Ferreira, o programa está estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante. O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais.
O secretário Adalberto disse que além desse programa, várias outra ações estão sendo implantadas na cidade tais como o SAMU, o qual terá uma ambulância com UTI, promoção de um curso para Agentes de Edemias que terá a duração de sete meses. Além disso, ele falou também que todos os postos de saúde estão sendo equipados com mesas, cadeiras, ventiladores para melhor atender a população. Quanto ao Hospital de Pequeno Porte-HPP, ele afirmou que nesta semana receberá os técnico do setor de engenharia do Ministério da Saúde, que farão uma avaliação "in loco" do prédio, o qual será ampliado com duas salas de estabilização e de partos, cujo projeto está orçado em um milhão e meio de reais.
O secretário de saúdeAdalberto Ferreira, que recentemente foi empossado como Conselheiro Estadual de Saúde, representando o segmento dos gestores do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), disse que com estas novas ações no setor, a qualiddade de vida da população crescerá cada vez mais. Veja fotos da caminhada.
width="600" height="450" />
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.