Entre os dias 3 e 4 de setembro acontece o tradicional Encontro Ecológico, no riacho Santa Bárbara, a 15 km da sede da cidade. O evento de lazer e entretenimento, que a cada ano reúne centenas de pessoas de todas as idades foi idealizado pelo o então prefeito Dr. Noronha Filho, em meados da década de 80. O objetivo do encontro, além do lazer é conscientizar os populares sobre a preservação da nossa fauna e flora, ora tão degradados pelo homem, tendo em vista que a natureza faz tudo pelo ser humano, o ser humano, porém, nada tem feito pela sustentabilidade da natureza.
De acordo com os organizadores, uma vasta programação será desenvolvida na noite de sábado para domingo que inclui teatro, dança, procissão religiosa em homenagem a Santa Bárbara, palestra educativa sobre a preservação do meio ambiente e forró pé de serra. As pessoas levam comida e redes e se acampam sob as frondosas árvores e babaçuais que margeiam o extenso riacho para o pernoite. No local se reúnem também dezenas de barraqueiros com vendas de comidas e bebidas, porém, segundo os organizadores, esses itens só são permitidos nas embalagens descartáveis. Para que tudo transcorra na mais perfeita normalidade, a prefeitura municipal disponibilizou atendimento de primeiros-socorros, segurança, transportes, consertos na estrada vicinal que dá acesso ao local do evento, entre outros.
O prefeito José Noronha reforça o convite para as famílias de Monsenhor Gil, que já conhece a grandiosidade do evento, ao tempo que convida as pessoas das cidades circunvizinhas da região do Médio Parnaíba.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.