O prefeito João Luiz juntamente com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Miro Silva, festejam à inclusão do município de Monsenhor Gil no Mapa do Turismo brasileiro 2019, aferido por meio de certificados expedido pelo Ministério do Turismo, Programa de Regionalização do Turismo e Interlocutores Estaduais do PRT.
O Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela Pasta e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.
O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.
Monsenhor Gil é conhecido por eventos culturais e turísticos de grande porte como Semana Cultural Torquato Neto, Carnaval premiado, Corrida de Cavalos e Festejos Religiosos, como do padroeiro Menino Deus em dezembro, mesmo mês em que se comemora a emancipação política e social do município também. O prefeito João Luiz vem mantendo um diálogo franco e fraterno com todos os envolvidos no trade turístico e Cultural.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.