Há menos de um mês do aniversário de emancipação politica do municipio e o prefeito José Noronha com a população, principalmente a estudantil e professoral, têm motivos de sobra para comemorar antecipadamente essa data, tudo por conta de um valioso presente que a cidade ganhou do Governo Federal. Trata-se da implantação do Programa UCA - Um Computador por Aluno, que beneficiará os estudantes do 6º ao 9º ano da rede de ensino municipal. No estado do Piauí, somente as cidade de Monsenhor Gil e Porto foram selecionadas para implantação desse projeto de inclusão digital e informatização de escolas públicas, sendo que o municipio de Monsenhor Gil sai na frente como cidade-pioneira da região Centro-Sul na inserção digital dos alunos do ensino básico.
Idealizado pelo governo federal via Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, os alunos e equipe pedagógica contarão com cerca de 686 laptops viabilizado através do Projeto UCA, cujo investimento gira em torno de R$ 285,978 apenas nos computadores.
O PROUCA integra planos, programas e projetos educacionais, de tecnologia educacional e inclusão digital, vinculando-se às ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), estabelecido pelo Decreto nº 6.300, de 12/12/2007.
De acordo com o MEC, a ideia do computador portátil, denominado laptop conectado um por um, disponibilizado na escola para cada aluno e educador, gera novas dimensões de acesso à informação e novas relações com o saber que podem resultar em tendências educacionais inovadoras, abrindo-se um leque de novos e promissores horizontes de trabalho do conhecimento nas escolas além de promover o uso e a apropriação pedagógica das novas tecnologias de informação e comunicação como uma nova linguagem multiplicadora do conhecimento.
Para o prefeito José Noronha o projeto é de suma importância para o municipio, tendo em vista que esta conquista só fortalece a ideia de que o municipio é uma referência educacional em todas as modalidades no âmbito estadual, cujas ações empreendedoras nessa área têm contribuido com a qualidade de vida das pessoas. Segundo ele, A Prefeitura Municipal ficará na obrigação de dar suporte técnico e pedagógico bem como disponibilizar a Internet e bloquear os sites que não contenha conteúdo educativo. Além disso, os equipamentos poderão ser utilizados nos espaços escolares (sala de aula, pátio, laboratórios, etc.) por estudantes e professores, de acordo com regras a serem estabelecidas pela secretaria municipal de educação.
Segundo a secretária de educação do municipio, Luziane Campelo Feitosa, embora a maioria das escolas municipais de ensino fundamental já disponha de laboratórios de informática, assim como as escolas de ensino médio técnico e o Polo Universitário, na modalidade de ensino a distância, contudo, O UCA, só veio reforçar ainda mais essa rede de interação aluno com aluno, aluno com professor, professor com especialista e um sem números de enlances numa experiência de inteligência coletiva, inovadora e multiplicadora de conhecimentos.
Conforme informação do executivo municpal, a solenidade de lançamento do ProUCA, em Monsenhor Gil, será no decorrer da semana de aniversário da cidade, no inicio de dezembro de 2011.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.