Inaugurada a Sala Valderlânia Lima de Abreu - AEE

Inaugurada a Sala Valderlânia Lima de Abreu - AEE

Inaugurada sala de AEE da escola Menino Jesus | Alberto Júnior

Prosseguindo com a programação do aniversário de emancipação política e social de Monsenhor Gil, hoje (4) pela manhã o prefeito João Luiz, juntamente com a Secretaria de Educação Norma Suely, inauguraram à Sala de AEE.

Entenda o que significa;

O atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas".

O ensino oferecido no atendimento educacional especializado é necessariamente diferente do ensino escolar e não pode caracterizar-se como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares. São exemplos práticos de atendimento educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outros.

A Sala de AEE da Escola Menino Jesus recebeu este nome em homenagem a ex estudante da escola, Lana, que faleceu precocemente. Foram momentos de muitas emoções, desde o prefeito João Luiz, secretaria Norma Suely, diretora da escola Valda Abreu e mãe da homenageada, da professora Raimunda, que cuidará da sala, dos pais a exemplo de Jozimar Vencão. Alguns ao discursar até choraram diante à conquista e às resistência até aqui para que seus filhos tenham acesso à esta ferramenta de ensino diferenciado.

Ao se pronunciar o prefeito João Luiz disse: "das obras que já realizamos e certamente iremos realizar, esta tem um significado muito especial, pois só quem ganhou um presente de Deus de ter um filho ou filha especial, poderá entender melhor a grandeza desta sala e tudo que ela representa, para alunos e familiares", conclui o prefeito.

Muitos marcaram presença, alunos, familiares, professores, amigos da escola, secretários municipais, diretor do hospital Lhano Noronha, vereadora Eliane Moura e o psicólogo Gaudêncio que também participa deste trabalho da Sala AEE da escola Menino Jesus e de outras unidades escolares do município. Muito emotiva e secretária Norma Suely agradeceu aos envolvidos, em especial a sensibilidade do prefeito João Luiz que segundo ela, não se omitiu por nenhum momento pela implantação da Sala. 

A diretora Valda Abreu e mãe da homenageada bastante emocionada e com voz embargada agradeceu pela homenagem à sua inesquecível filha e agradeceu enfaticamente aos que fazem à administração municipal e disse que cada aluno daquela escola é amado e muito querido pela diretora e sua equipe, onde a coordenadora professora Aguida Campelo é braço forte nesta missão de educar.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES