Muito se tem feito nos últimos tempos para que as pessoas se previnam contra o uso de álcool e outras drogas. Mas também muito se tem feito, legal ou ilegalmente, para que elas sejam usadas. O resultado final é que as pessoas estão consumindo cada vez mais drogas. Embora algumas drogas sejam lícitas e aceitas no ambiente da lei, tais como as bebidas alcoólicas e o cigarro, provocam danos na saúde das pessoas, além de gerar vício em seus usuários, agindo da mesma forma que as drogas ilícitas.
Entre os principais motivos que levam uma pessoa ao uso de álcool e outras estão à influência de amigos, conflitos familiares, desejo de fuga, curiosidade, busca por situações prazerosas e baixa auto-estima. Usar drogas significa, em primeira instância, buscar prazer. È muito difícil lutar contra o prazer, porque foi ele que sempre norteou o comportamento dos seres vivos para se autopresevarem e perpetuarem sua espécie.
Diante dessa realidade e pela ausência de políticas municipais sobre drogas a Secretaria Municipal de Juventude vinculada a Prefeitura de Monsenhor Gil, em parceria com a Fazenda da Paz, realizaram o I Encontro de Políticas Públicas Sobre Drogas de Monsenhor Gil com o tema Construindo a Rede de Cuidado. Cujo encontro, segundo o Secretário de Juventude do município, Itamir Trindade, tornar-se-á a ferramenta inicial de mobilização e sensibilização para construção de trabalhos de tratamentos, prevenção, reinserção social, redução de demanda e redução de danos na área de álcool e outras drogas para a cidade.
O evento aconteceu nesta quinta-feira, dia 12, por volta das 9 horas e encerrou-se às 17 horas, no Auditório da Câmara Municipal, o qual contou com a presença do Prefeito José Noronha, Vereadores, Secretários, professores, estudantes e representantes das Igrejas católicas, evangélicas e demais instituições da sociedade civil organizada no município. Os palestrantes convidados da Fazenda da Paz como o Terapeuta Célio Luiz Barbosa, a Psicóloga Diane Cardoso, o Terapeuta Belizário Gomes Pena, o Coordenador do CEM, e Bacharel em Segurança pública, Otoniel D?Oliveira Chagas Bisneto, e o Terapeuta Comunitário Ricardo Cruz, abordaram temas diversificados como Drogas e Família, Juventude X Drogas ?A Vida Vale Muito Mais?, Ética da Alteridade Aplicada ao Enfrentamento da Drogadição Juvenil Uma Perspectiva Transdisciplinas e Política Nacional Sobre Drogas e a Construção da Rede, em seguida houve mesa redonda entre os participantes.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.