A 12ª Semana Cultural Torquato Neto, em Monsenhor Gil, que neste ano homenageou o centenário de Luis Gonzaga, o rei do Baião, reuniu aproximadamente cerca de 35 mil pessoas no decorrer de oito noites de festas no estádio de futebol Cariocão, local de realização do evento. Sendo que a noite de maior concentração de público foi no encerramento, no sábado, dia 14 de julho, com mais de cinco mil pessoas no show da Banda Amor Real, de Fortaleza-CE, cujos sucessos no ritmo do forró eletrônico, embalaram o público na noite adentro.
O evento, além de ser considerado a maior festa da cultura da cidade, também já faz parte do calendário oficial de turismo do estado, justamente pela sua estrutura organizacional e que a cada ano supera a expectativa de público e de atrações culturais de diversos estilos e de linguagem artística de extrema qualidade.
O objetivo da Semana Cultural é, sobretudo, contemplar uma programação que valorize as raízes culturais do município e convergir com a de outras regiões do estado. A proposta do evento, segundo os organizadores, que tem a frente à 1ª dama Laurenice França, é ampliar o acesso à cultura para todas as pessoas como, crianças, jovens, adultos e idosos, enfim, é proporcionar ao público a vivência de uma programação bastante variada que inclui folclore, cinema, música, literatura, teatro, humor, dança, intervenções artísticas, brincadeiras, além de exposições de cartuns, artesanatos, produção agrícola e serviços de alimentação regional. Tudo isso, eleva a autoestima do cidadão e dos gestores públicos que administra a cidade.
Esta coluna, em nome da população, parabeniza o executivo na pessoa do prefeito José Noronha e a organização da festa, que transformou um evento de origem humilde em uma festividade de dimensão gigantesca, que prima, principalmente pela segurança e boa receptividade aos visitantes. E a credibilidade do evento cresce ainda mais quando não há nenhum incidente, como foi o caso das edições anteriores e deste ano.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.