A cidade de monsenhor Gil, a 56 km de Teresina, possui cerca de 11 mil habitantes, segundo o censo de 2010, porém, sempre se destacou na área da educação, da cultura, do turismo de eventos, arquitetônico e através de seus exuberantes atrativos naturais. No entanto, o seu ponto alto é a parte cultural, em cujas manifestações organizadas pela Prefeitura Municipal, se revelam grandes talentos no teatro, na música e dança. Teresina já conhece dezenas de jovens talentos musicais de Monsenhor Gil ingressados na Orquestra Sinfônica e na Banda de Música 16 de Agosto, o mundo afora já conhece o ritmo frenético do Balandê/Baião, do saudoso mestre Zé Coelho. Agora, os piauienses e a América conhecerão uma monsenhorgilense que começa a ultrapassar barreiras geográficas através da dança clássica. Trata-se da bailarina Ianca Virgília Passos Feitosa, 13 anos, nascida no povoado Canafistula, filha de Francisco das Chagas Feitosa júnior e Luziane Campelo Passos Feitosa.
Aos 8 anos de idade, Ianca Virgília mudo-se do interior para a sede de Monsenhor Gil com o objetivo de dar seguimento aos seus estudos. Nesse período matriculou-se na escola de dança, mantida pela Prefeitura Municipal. As aulas de balé aconteciam - e ainda acontece - aos sábados, sob a coordenação da primeira dama Laurenice França, que sempre incentiva e executa ações artísticas com muito esmero e dedicação. A partir daí, Ianca Virgília participou da Companhia de Danças Águas PETI, com orientação dos professores: Moreno e Shirlliane.
Como bailarina da Companhia de Dança Águas PETI conquistou várias medalhas nos festivais de Dança em Teresina. Em 2009, com apenas 11 anos, passou a estudar balé na Escola Estadual Lenir Argento, durante três vezes por semana. Já em 2010, freqüentou a academia de ballet Júlio César, permanecendo um semestre e logo em seguida foi para a Escola de Ballet Helly Batista, onde com muita disciplina e abnegação, além de um excelente acompanhamento profissional, participou de muitos festivais de dança, entre os quais se destacam Passos de Artes, em fortaleza, onde ganhou medalha e a indicação para a seletiva em Indaiatuba ? São Paulo. Além disso, foi selecionada para participar do Youth América Grand Prix 2011 (YAGP), ocorrido entre os dias 21 a 25 de setembro, em Santos-SP. Lá, ela ganhou uma bolsa de estudo para o The Harid Conservatory na Flórida ? Estados Unidos da América, oferecida por Tara Mitton Catao.
Na seletiva do YAGP ? Brasil, Ianca Virgília dançou um solo clássico livre, balada, coreógrafo Helly Júnior e um repertório coppélia 3º ato, remontador Helly Júnior.
De acordo com os pais de Ianca, ela frequentará o Summer, de junho a julho de 2012, e iniciará o período letivo no Harid Conservatory, no final do mês de agosto a inicio de setembro do mesmo ano.
A ascensão de Ianca Virgília no mundo da dança é motivo de orgulho para familiares, amigos e, sobretudo para o povo de Monsenhor Gil, que mereceu, inclusive, uma homenagem dos Vereadores, em Sessão Solene, realizada no último sábado 01/10. Na oportunidade todos eles enalteceram o talento artístico de Ianca. ?Sabemos que o começo desta história de sucesso iniciou-se aqui, entende-se também que, além do orgulho, ela servirá de exemplo e estímulo a todas as pessoas que buscam a realização de seu sonho?, ressaltou o Vereador Flávio Henrique, em seu discurso.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.