Uma das manifestações culturais do povo nordestino, a farinhada, permanece viva no sangue dos agricultores da região de Milton Brandão.
Nos períodos compreendidos entre os meses de julho a agosto, alguns anos passados, a família da zona rural se reunia em um rito tradicional que celebra a colheita da mandioca. Um dos momentos mais esperados é o beneficiamento, que gera intercâmbio entre as famílias com a geração de trabalho e renda.
Os subprodutos da mandioca: a farinha, goma, puba e o beiju (tapioca) são resultados de um trabalho que vai desde a colheita até a realização da “farinhada” onde ocorre o processamento do produto.
O preparo da massa é feito por mulheres e homens.
O Líder Político, Ex-Prefeito, Empresário e Agropecuarista Evangelista Resende é responsável pela geração de emprego de vários pais de família, que tem a garantia do pão em sua mesa, graças à oportunidade que ele dá a essas pessoas que não precisam sair de Milton Brandão para fora aventurar uma oportunidade de emprego.
Evangelista tem uma fazenda denominada de Buritizinho em homenagem ao nome da comunidade, que está se destacando na área de horticultura, já com plantios de vários tipos de verduras e hortaliças e agora está também iniciando o beneficiamento da mandioca com a produção de seus derivados, o que também tem sido outra fonte de renda para seus moradores, amigos e trabalhadores do campo.
Evangelista Resende se tornou lider político e admirado pela maioria da população de Milton Brandão, pelas suas ações em benefício das famílias de baixa renda, que sempre foram amparadas nos momentos de suas dificuldades. A prova maior dessa liderança foi ter eleito seus sucessores Manoel Tonico e Dona Mara Resende, que trabalha na mesma linha de ação.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.