O município de Piripiri está recebendo deste sábado (4), até a próxima quinta-feira (8), o Programa Olhar Bem, que realiza consultas, exames e cirurgias de catarata, de forma itinerante e gratuita, levando assim a saúde para mais perto da população.
Essa ação é da Secretaria de Estado da Saúde e que já realizou mais de seis mil cirurgias de cataratas, por meio do programa.
Os atendimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a pessoas a partir de 60 anos de idade, ou com catarata traumática ou congênita, previamente diagnosticadas.
Em Piripiri, foram ofertadas 2.400 vagas para consultas e mil para cirurgias, atendendo a população de 22 municípios da região dos Cocais, entre eles está o município de Milton Brandão, que aderiu ao Programa “Olhar Bem”.
Segundo a Secretária de Saúde Silvana Resende, “o município encaminhou 47 idosos, para consultas, sendo 20 passaram por cirurgia, que depois vão fazer avaliação”.
“Toda despesa de deslocamento e alimentação dos idosos está sendo por conta da prefeitura”. Pontuou Silvana.
Os atendimentos são realizados na Unidade de Saúde Petecas, próximo à rotatória do posto Petecas.
O atendimento funciona da seguinte forma: Em até dois dias, o paciente passa pela consulta, constatado o diagnóstico de catarata, é submetido à cirurgia.
Todos os que passam pela cirurgia recebem kits contendo medicação para uso no pós-operatório e óculos de proteção.
“Estamos otimistas com a execução do programa Olhar Bem”. “A nossa intenção é percorrer todos os territórios levando atendimento oftalmológico à população que precisa”. “Pensando da agilidade desse atendimento oferecemos consultas e de imediato a cirurgia”, afirma Francisco Costa, secretário de Estado da Saúde.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.