Os moradores do assentamento Centro do Designo e Porto do Designo receberam diversos serviços de saúde e sociais durante a realização do Programa Prefeitura Perto de Você, durante toda a quarta-feira (24). A população ainda foi beneficiada com a entrega de uma ambulância, adquirida com recursos do município.
O Programa contou com diversas novidades para beneficiar ainda mais os mais de 5 mil moradores do assentamento Designo, formado por cerca de 1.000 famílias. Uma delas foi que os miguelalvenses da região receberam a ambulância nova, que vai melhorar o atendimento médico às famílias das localidades.
A dona de casa Hozana da Costa, de 35 anos, aproveitou o Programa Prefeitura Perto de Você para renovar seu cartão Bolsa Família. “Achei muito bom, porque facilita resolver algum problema, já que o atendimento está mais perto”. Além de requerer o Bolsa Família, os moradores puderam solicitar o Passe Livre, Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de buscar outros serviços.
A população também teve acesso a diversas ações na área da saúde, como atendimento médico, em ginecologia, urologia e clínica-geral; odontológico, psicológico e de fisioterapia; verificação de glicemia e pressão arterial; aplicação de vacinas e realização de exames laboratoriais.
A Prefeitura disponibilizou, também, serviços para tirar a carteira de identidade, internet livre para oferecer mais agilidade nos serviços prestados e ainda promoveu atividades educativas e brincadeiras para crianças. No setor de agricultura, os produtores rurais do município comercializaram seus produtos para a comunidade.
“O Programa é de grande importância para todas as comunidades porque podemos trazer todas as ações da gestão municipal para os cidadãos que moram nas comunidades mais distantes do centro de Miguel Alves”, enfatiza a prefeita Salete Rêgo, que participou durante todo o dia das atividades, acompanhada pelos gestores das pastas municipais.
Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres
Miguel Alves foi ainda o primeiro município do Piauí a receber, durante as atividades do Programa, a Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Campo e da Floresta, que levou apoio jurídico às mulheres da zona rural.
“A Unidade Móvel mostra que a mulher tem força e que deve buscar seus direitos, pois ela não está sozinha”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Tarciana Quirino. O Ministério Público do Piauí, a Defensoria Pública do Estado e outras entidades fizeram parte dessa ação.
foto : Marcus Vinnicius
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.