A prefeitura de Miguel Alves recebeu mais de 300 cisternas de armazenamento de água para consumo humano que serão entregues na zona rural do município neste mês. A ação faz parte do Programa Água para Todos, que na primeira etapa, concluída em fevereiro deste ano, instalou 893 cisternas a aposentados e famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em comunidades rurais.
Nesta segunda fase, mais de mil cisternas com sistema automático de captação de água serão entregues na zona rural através do Programa Água para Todos, executado pelo Ministério da Integração Nacional, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com a prefeitura municipal.
De acordo com o secretário de Agricultura de Miguel Alves e presidente do Conselho do Programa no município, Adauto Nascimento, os equipamentos são importantes para garantir a captação e armazenamento de água para moradores que sobrevivem da agricultura familiar. “Cada cisterna tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água e é aproveitada para o consumo de água das famílias que não possuem poços tubulares”, explica.
Para a prefeita de Miguel Alves, Salete Rêgo, os resultados da execução do programa no município motivaram muitas famílias a buscar o benefício na segunda etapa. “Temos o compromisso de garantir apoio ao desenvolvimento da zona rural. As cisternas contribuem para melhorar a vida dos moradores do campo, mantendo água de qualidade às famílias, principalmente em períodos de maior escassez”, complementa Salete Rêgo.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.