foto :Marcus Vinncius
Com o intuito de combater a evasão escolar nas escolas públicas do município, a Prefeitura de Miguel Alves, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem trabalhando a gestão da frequência eletrônica diária dos alunos nas escolas.
Para isso, 26 escolas já foram contempladas com o Projeto Mobieduca.Me, sistema de controle desenvolvido no Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), que fortalece a segurança e garante a maior permanência dos alunos em sala de aula, através da distribuição de equipamentos e kits às escolas.
Os kits são compostos por e-carteirinhas eletrônicas provisórias, lista de alunos para conferência das e-carteiras, notebook, mouse, câmera, CD de treinamento e instalação, leitor de código de barras, DVD com treinamento e vídeo conferência do projeto, informativos para serem distribuídos os pais, diretores, pedagogos e demais membros da escola, caixa coletora para as e-carteiras e termo de cessão de uso dos equipamentos nas escolas.
Para a prefeita Salete Rêgo, o projeto deve reduzir bastante os índices de evasão escolar. “Desde a primeira semana de agosto, as primeiras escolas que receberam o projeto estão desenvolvendo a integração de pais e familiares na vida escolar, fazendo a gestão do comportamento em sala de aula”, explica.
O Mobieduca.Me é uma solução para acompanhar as escolas diariamente, com o objetivo de diminuir a evasão escolar. A carteirinha eletrônica é distribuída para os alunos, sendo obrigatória nas escolas. Ao chegar à escola, o aluno passa a carteirinha no equipamento que registra a presença e, depois de fazer uma análise, verifica os faltosos e emite um alerta através de SMS para os pais.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.