Nas eleições do ano passado os de Miguel Alves elegeram 13 vereadores. Considerando que houve um aumento no número de vagas, pois antes eram 9 parlamentares, observa-se que o legislativo municipal teve de fato uma renovação considerável. Quatro novos vereadores ocuparam na próxima legislatura as novas vagas, mais 4 vereadores que ocuparam as vagas deixadas pelos ex-vereadores: Chibança, hoje vice-prefeito; Edmilson Caburé, que elegeu a esposa e Pereirinha, que não conseguiu sentar o seu filho na cadeira que ocupava, além de Walber Coelho e Marinalva Licinda que não se reelegeram.
Portanto, na Legislatura nesta nova legislatura a Câmara Municipal terá as seguintes caras novas: Cleiciane Gomes, João de Deus, James Bina, Zedequias da Bela Moda, Chiquinho Gastão, Fábio Meneses e mais o vereador Cleó cuja cara já é conhecida no plenário da câmara, pois já foi vereador por uma legislatura e na legislatura seguinte assumiu o mandato por um ano devido à cassação de dois vereadores, por infidelidade partidária.
Novidade:
O que se observou também nas eleição de vereador é que o povo deixou de eleger somente os candidatos da cidade, como fazia antes. Dos 13 vereadores, 6 moram na zona rural do município. vejamos: da região do São José dos Monteiros: James Bina e Chiquinho Gastão; da região da Sobra/Calção Redondo: Divino Vaz e Manoel Vaz; região da Bela Moda: Zedequias e da região do Mato Seco/Centro do Desígnio: João de Deus. Ficou faltando um representante da região da Lembrança e outro da região do Tamanduá.
A escolha popular foi sábia e representa um avanço para a zona rural do município, uma vez que regiões distantes da sede sempre foram de certa forma esquecidas pelos vereadores, os considerados urbanos.
Nota-se que o legislativo ficou com duas bancadas: a rural e a urbana. Os vereadores da cidade ou urbanos, como queiram, são: Cleó, Josenias Rosa, Cleiciane Gomes, Fábio Meneses, Carlúcio da Cruz e Ely Sandro Vaz.
A única e a primeira:
Uma única mulher conseguiu se eleger vereadora de Miguel Alves nas eleições de outubro de 2012 foi Cleiciane Gomes (PSD), a mais votada na sua coligação. Pra completar o feito, a vereadora já começa sua jornada parlamentar voando alto nas asas do caburé, pois foi eleita presidente da Câmara Municipal para o biênio 2013/2014. É, portanto, a primeira mulher a presidir o legislativo municipal de Miguel Alves.
Em Miguel Alves a vez e das mulheres: Salete Rego prefeita e Cleiciane Gomes presidente da Câmara Municipal. Que elas façam mais e melhor do que os homens. É o que a população do município espera.
por Assis Dutra . http://assisdutrablog.wordpress.com/
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.