Com o objetivo de descobrir novos talentos e incentivar a prática esportiva na rede municipal de ensino, a Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí através da Secretaria de Educação e de Esporte aderiu ao Programa Formação Esportiva Escolar, do Ministério da Educação. Para implementar o projeto no município as Secretarias de Educação e Esporte realizaram na última segunda-feira (08) as primeiras fase dos Jogos Escolares, etapa classificatória com o objetivo de identificar atletas promissores.
O programa tem como principal objetivo incentivar a cultura do esporte nas escolas e buscar encontrar novos talentos no esporte brasileiro. As modalidades escolhidas na fase inicial das competições foram: teste de resistência Física, corrida, salto a distância entre outras.
Os Jogos Escolares são compostos por quatro fases: escolar, municipal-regional, estadual e nacional. A fase escolar foi realizada no dia 08 de julho, e contou com a participação de aproximadamente 200 alunos com idade entre 12 e 17 anos. Os estudantes competiram nas provas de Velocidade, Salto em distância e Resistência. Foram classificados os três melhores alunos de cada modalidade, por faixa etária, gênero e prova, para participar da próxima fase.
A escola municipal João Manoel da Costa realizou a seletiva esportiva em parceria com a Escola Estadual Rafael Manoel da Costa que também conta com alunos na faixa etária do programa, auxiliado pelos professores da PIBID.
As atividades foram realizadas no Estádio municipal, as escolas disponibilizaram uma equipe de professores para auxiliar na realização das provas em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes do município.
Programa Atleta na Escola
Além de estimular a prática esportiva, o programa do Governo Federal em parceria com os municípios tem o intuito de desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, e identificar e orientar possíveis jovens talentos. A iniciativa surge no momento em que o Brasil se prepara para sediar três dos maiores eventos esportivos mundiais: a Copa do Mundo de Futebol, em 2014; e as Olimpíadas e Paraolimpíadas, em 2016.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.