A Câmara municipal de Massapê do Piauí mais uma vez não aprova o orçamento geral do município por falta da presença da maioria dos vereadores, fato ocorreu neste sábado (06), era a última sessão ordinária do ano legislativo de 2014, compareceu apenas quatro vereadores não havendo quórum nem mesmo pra realizar a sessão, muito menos para votar as matérias constantes na pauta da sessão.
Na pauta estava prevista a ser apreciado pelo plenário o projeto de lei que dispõe sobre oorçamento anual para 2015, o PPA – Plano Plurianual e um projeto de lei que dispõe sobre o fundo municipal da cultura, além de vários requerimentos de autoria dos vereadores. Nasessão anterior já não foram votados por falta da maioria dos vereadores em plenário.
Conforme prevista na lei orgânica do município as sessões da casa seguirá até o dia 15 de dezembro, data em que se realiza a sessão solene de eleição da mesa diretora pra o segundo biênio de cada legislatura, emoutro dispositivo, prevê que as sessões não serão interrompidas sem aprovação do orçamento anual domunicípio.
A nossa redação chegou à câmara no horárioprevisto da sessão para realizar cobertura dostrabalhos legislativos, quando foi informado pelopresidente da casa que não havia sessão por faltada maioria dos vereadores, indagado por nossaredação sobre os motivos da ausência dosparlamentares nas sessões, foi informado quenenhum dos vereadores faltosos justificou suaausência, mesmo sendo obrigação de compareceras sessões ordinárias da casa, segundo o presidentetem vereador que falta até duas sessões seguidas,mesmo se reunindo apenas duas vezes ao mês.
Agora o presidente deverá marcar uma sessão extra em outra data na tentativa de conseguir trazer os vereadores a se reunir para aprovação do orçamento anual, caso não aconteça, a câmara não poderá entrar de recesso parlamentar, caso não seja aprovado passa a valer o orçamento atual para o ano seguinte.
Os vereadores que compareceram a câmara foram os seguintes: Antônio Augusto da Costa Xavier (PSDB), presidente, Aldeni Gilson de Carvalho, (PT), Elder José de Morais, (DEM) e Francisco Ciriaco de Lima Santos, (PP).
Nos bastidores, aparecem vários conversas, informações dão conta que a ausência dos vereadores nas sessões seria um desentendimento ou mesmo uma disputa acirrada entre os vereadores pela Presidência da casa, tendo em vista que a eleição para o biênio 2015/2016 ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro deste ano.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.