A Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí através das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Esporte e Cultura em parceria com CRAS ? Centro de Referencia da Assistência Social, PETI, CMDCA ? Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e a sociedade civil promoveu nesta tarde de quinta-feira (16) de maio vários eventos ilustrativos ao combate a exploração sexual contra crianças e adolescentes, com uma grande caminhada pelas ruas da cidade.
A caminhada teve inicio no Posto Cavalcanti e se extendeu durante toda tarde pelas principais ruas e avenidas de nossa cidade, autoridades, secretários e representantes do poder público municipal, alunos das escolas municipais e estaduais acompanharam a caminhada distribuindo folhetos com mensagens e orientações contra esse tipo de violência e abuso.
Durante todo o percurso foram distribuídos folhetos explicativos e um carro de som que acompanhava a caminhada e sonorizava mensagens de apoio ao fim da exploração sexual, a caminhada é em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a exploração Sexual contra crianças e adolescentes, comemorado em 18 de maio.
No fim da caminhada foi realizada uma parada na Praça Matias Costa no centro da cidade de Massapê do Piauí, momento em que as Assistentes Sociais do município proferiram em breve relatos sobre o Tema da Caminhada, a Assistente Valdete falou da tamanha importância do evento frisando que os atos de exploração sexual muitas vezes estão dentro das famílias, já Olisabel Silveira afirma que este dia é apenas um grito contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, mais continuamos todos contra este ato abusivo, reforçou que todos podem denunciar, existe o Disque100 e todas as denuncias serão preservadas, e investigadas no silêncio.
O Prefeito Chico Carvalho a primeira Dama Verônica Cavalcante, vereador Antônio Augusto, Remédios Morais, Roberto Carvalho, Austriberto Veloso, Osmar Sousa, Rivaldo Carvalho, Isabel Xavier, Diretora da Escola João Manoel da Costa, Funcionários Públicos, Professores e Coordenadores participaram da caminhada.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal Nº 9.970/2000. A data, 18 de maio, foi escolhida por ter sido a da morte da garota Araceli Sanches, ocorrida em Vitória, no Espírito Santo, que chocou o Brasil. Em 1973, com oito anos de idade, ela foi drogada, espancada, estuprada e assassinada. Partes do corpo, principalmente o rosto, sofreram desfiguração por ácido.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.