O município de Massapê do Piauí no Semiárido piauiense acaba de ser beneficiada com o projeto ?Água para Todos?, do governo federal. Será contemplado com a construção de 323 cisternas de 16 mil litros para captação de água para o consumo humano.
A mobilização aconteceu na Câmara municipal mediada pelos Técnicos do Emater que na oportunidade explanaram os critérios dos beneficiários para implementação do programa construção de cisternas. O município de Massapê já conta com mais de quatrocentas cisternas construídas pela Asa mais conta uma demanda de aproximadamente 1200 cisternas.
As cisternas beneficiarão principalmente o agricultor rural que contará a partir de agora com um forte aliado contra a seca as cisternas servirão diretamente para acumulo de água potável para o consumo humano.
Segundo o supervisor do Emater Assis Veloso os beneficiários serão extraídos do CADUNICO através do banco de dados do MDS ? Ministério de Desenvolvimento Social, para acompanhar as atividades será criado uma comissão junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável que deverá acompanhar as atividades durante a construção das cisternas. O prazo para construção das cisternas é de 18 meses para concluir.
O projeto faz parte de um convênio firmado com Ministério do Desenvolvimento Social, através do programa Brasil sem Miséria e o governo do Estado através do EMATER com a finalidade de beneficiar 39 municípios do Piauí com um total de 10.800 cisternas de placas de 16 mil litros para o consumo humano incluindo a cisterna de 52 mil litros para produção e cultivo de hortaliças.
Mediaram a reunião os Técnicos do Emater Assis Veloso Supervisor do programa, Wilton Fantinelle, Dra. Lúcia coordenadora do Semi-árido, Matias coordenador Regional do Emater e Branco Técnico local do Emater.
Vários da sociedade local participaram da reunião Associações, Igrejas, Chefe de Gabinete Roberto Carvalho representando o prefeito Chico Carvalho, Vereadores Antônio Augusto, Presidente de Câmara, Davi, Marilson, Elder Morais, Libanio, Didi, Nanan e Fantico e lideranças de diversas localidades.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.