MASSAPÊ: Câmara Municipal reprova três prestações de contas de ex-prefeito do município, veja!

MASSAPÊ: Câmara Municipal reprova três prestações de contas de ex-prefeito do município, veja!

Câmara reprova Contas de ex-prefeito | Roberto Carvalho

A Câmara Municipal de Massapê do Piauí em sessão realizada neste sábado (26) julgou três prestação de contas do ex-prefeito Benedito Esmério de Souza e seus secretários referente aos anos de 2005 à 2007, os processos de prestação de contas estavam pendentes de julgamento pela casa legislativa, o presidente da mesa resolveu regularizar todos os julgamentos que estão pendentes no poder legislativo, cumprindo assim o seu regimento, ainda na mesma sessão foi aprovado cinco projetos de lei de denominação de logradouros públicos de autoria do vereador Presidente Antônio Augusto e um de autoria do vereador Fantico.

A sessão foi presidida pelo Vereador Antônio Augusto da Costa Xavier (PSDB), com a presença dos vereadores, José Marilson da Silva (PSB), Libanio José Gomes (PT), Francisco Ciriaco de Lima Santos (PP), Davi Felipe Alves (PP), José Juvaldi Feitosa (PSB), Wilker Coutinho Silva (PMDB) e Aldeni Gilson de Carvalho (PT).

Os processos de prestação de contas foram apreciados pelo TCE ? Tribunal de Contas do Estado do Piauí que emitiu o seu parecer e conseguinte encaminhado à câmara para apreciação final dos gastos dos gestores, cumprindo as formalidades regimentais da casa, o presidente Vereador Antônio Augusto (PSDB) encaminhou os processos ao presidente da Comissão de Finanças, Orçamentos e Fiscalização Financeira para apreciação e emissão de parecer.

Os processos tramitaram na Comissão de Finanças, Orçamentos e Fiscalização Financeira que teve como relator o vereador Aldeni (PT) que emitiu seu parecer seguindo o parecer técnico do Tribunal de Contas, dos anos julgados somente foi aprovado o ano de 2006 seguindo o parecer do TCE/PI.

Na defesa do ex-prefeito Benedito Esmério de Souza atuou com seu advogado Dr. Chico Silveira que fez relatos da administração do ex-gestor em defesa embora não tenha conseguido êxito perante o plenário da câmara e vindo a ser reprovado as contas do ex-prefeito.

O ex-prefeito teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas e precisava de dois terços da câmara, ou seja, de seis (06) votos dos vereadores para derrubar a decisão da corte do TCE, a votação aconteceu um pouco conturbada, no parecer do ano de 2005 só teve um voto contra o relatório da Comissão, e dois brancos, já no de 2007 teve quatro votos em brancos dos vereadores votantes, alguns vereadores não opinaram para condenar e muito menos pra absolver o ex-gestor o que causou indagações pelo povo que marcavam presenças na sessão.

Estava prevista pra ser julgado também o exercício de 2008 mais o relator pediu a retirada de pauta em virtude da ausência do presidente da comissão, o pedido foi deferido pela mesa e ficando pra próxima sessão.

Os vereadores discursarão na tribuna, o vereador Libanio destacou que as votações ocorreram de acordo com TCE por isso ninguém pode ficar com raiva, já o vereador Didi disse que não julga, apenas vota, quem julga é deus elogiou a retirada do parecer de pauta deixando pra próxima sessão.

O vereador Fantico agraderu pela aprovação do seu projeto e sobre a votação das contas, acompanhou o tribunal, pois não podemos contradizer o órgão técnico só temos é que acompanhar, frisou, já o vereador Marilson falou que não votou porque o julgamento foi político e não de acordo com a realidade.

O vereador Nanam afirmou que seu parecer seu o resultado do TCE, não podemos contradizer pois o tribunal é totalmente técnico pra emitir o parecer e funciona como auxilio dos vereadores, acrescentou que o prefeito Chico Carvalho correu atrás e já está aí a empresa fazendo o Luz para todos no município, parabéns ao povo.

O vereador Davi falou que quando fui presidente sei o quanto o tribunal é técnico por isso não podemos ir contra, eu sempre respeitei o TCE, mais tem políticos que não respeita nem os vereadores, aí quando chega os julgamentos lembra que os existem.

O vereador Totonho falou que foram julgados três prestações de contas e outro ficou para sessão seguinte, como já disse o vereador Davi temos que seguir o TCE, pois nós não samos técnicos, por é que votei a favor do tribunal, vi em 2008 o que aconteceu nessa cidade tudo para eleger uma pessoa que o povo não queria, por isso que o Massapê hoje não tem água, mais graças ao prefeito Chico Carvalho a licitação está marcada para dia 06/11, hoje os que foram votados foram reprovados e o de 2009 tem mais de 70 cheques sem fundos, depois de nossa votação vamos encaminhar a Polícia Federal para tomar as providencias, estou aqui pra defender o interesse do povo e não interesse pessoal de ninguém.

O vereador Wilker falou que hoje se orgulha de ver a casa cheia, que fosse assim sempre a todas as sessões, justificou sua ausência nas sessões passadas, pois estava resolvendo uns problemas pessoais, lamentou a seca que maltrata o povo que chova logo, não entendi porque o parecer foi retirado da pauta, acho que o resultado vai ser diferente, finaliza.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES