Exército Brasileiro fiscaliza Operação Pipa na zona rural

Exército Brasileiro fiscaliza Operação Pipa na zona rural

Exército fiscaliza operação Pipa | Roberto Carvalho

Em missão designada pelo comando do 25° Batalhão de caçadores sediado em Teresina vistaram o município de Massapê do Piauí, nesta quinta-feira 8, para acompanhar a eexcução do Programa Emergencial de distribuição de água através de Carro Pipas, na zona rural do município.

A visita teve como principais objetivos fiscalizar o andamento do Programa e realizar ajustes que aumentem a eficiência dos serviços. O Programa tem objetivo levar água potável para consumo humano as comunidades afetadas pela seca.

A equipe comandada pelo 3° SGT Edson Alves Falcão Junior na sua missão além dos procedimentos rotineiros fez visitas as comunidades rurais, para ver as condições e a frequência de como está sendo distribuída a água para as comunidades rurais.

O município de Massapê do Piauí é abastecido com oito (08) caminhões contratados pelo Governo Federal através do Ministério da Integração Nacional, ficando o Exército Brasileiro responsável pela fiscalização e coordenação da distribuição da água nas áreas atingidas. 

Os caminhões são distribuidos em oito rotas, em cada comunidade tem um controlador, morador da comunidade que acompanha a distribuição para os demais moradores, são quase 100 mil reais investido pelo governo para levar água a população.

Os carros pipa, coletam água nos mananciais autorizados pelo Exército através do laudo de potabilidade na vizinha cidade de Jaicós e distribui para as famílias cadastradas no programa, a água é tratada com cloro, o programa possui uma frequência regular que tem o objetivo de fiscalizar a frequência que os carros comparecem,  através de um aparelho chamado GPIPA instalado no caminhão, além de uma frequência que os controladores assinam quando recebem a água na zona rural.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES