Cerca de 100 famílias em várias comunidades da zona rural de Massapê do Piauí estão sem energia eletrica desde quinta-feira (01). Os consumidores reclamam que já fizeram vários chamados através do atendimento da eletrobras e não foram atendidos até às 12hs de hoje sábado.
A localidade Juá situada a 15km da sede do município é uma das localidades prejudicadas, um consumidor fez denuncia a nossa redação informando que já fez vários pedidos de reestabelecimento do serviços da eletrobras e até o momento não há resposta, podendo ser conferido através do protocolo n° 10438362 feito hoje através do atendimento da eletrobras.
Os consumidores reclamam que além dos transtornos causados pela falta da energia, já está causando prejuizos econômicos como a perda de carnes, frios e outros, em algumas localidades existe comercios que trabalha com frios, estes os prejuizos serão maior caso não seja reestabelecido o fornecimento da energia elétrica de forma urgente.
A longa espera para reestabelecer o fornecimento de energia eletrica prejudica diretamente a atividade agropecuária, pois tamanho decurso de tempo pode provocar graves e irreversíveis prejuízos aos produtores rurais.
Os moradores das comunidades já sofrem com a alto temperatura climática, não podem suportar períodos tão longos sem energia elétrica, pois dela necessitam para tarefas como irrigação, bombeamento de água para consumo humano e dos animais e, especialmente, conservação de produtos perecíveis.
Atualmente, o prazo concedido às distribuidoras para o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica é fixado em norma editada pela Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel, especificamente a Resolução nº 414/2010. No caso de interrupção não programada, o período admitido é de quatro horas para os consumidores situados em áreas urbanas e de oito horas para aqueles localizados em áreas rurais. Na prática, esse prazo pode ser bem superior, pois é permitido que a distribuidora utilize apenas o horário comercial para a efetivação dos reparos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.