Escolas públicas municipais receberão novas carteiras

Escolas públicas municipais receberão novas carteiras

Carteiras vão beneficiar alunos do ensino municipal | Vera Alice

A Prefeitura de Luzilândia por meio da Secretaria Municipal de Educação adquiriu novos jogos de carteiras escolares para atender os alunos da rede Municipal de Ensino. As novas carteiras foram adquiridas pelo Município através do PAR (Plano de Ação Articulado) que autorizada a transferir recursos aos estados e aos municípios com a finalidade de prestar apoio financeiro à execução das ações sem a necessidade de firmar convênio, ajuste, acordo ou contrato.

A Secretário de Educação, Alcionete Pereira, destacou que dessa forma, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passa a utilizar o termo de compromisso para executar a transferência direta para a implementação das ações pactuadas no PAR que é feito a partir das necessidades do Município. Nele são inseridas todas as ações relativas à Gestão Educacional, a Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.

Segundo a Secretária, as novas bancas e cadeiras irão proporcionar maior comodidade, conforto e segurança aos alunos. As carteiras serão utilizadas por crianças e adolescente do ensino fundamental. ?São cerca de 3 mil carteiras escolares fabricados em aço e plástico resistentes, são mais confortáveis e anatômicos?, explica.

Nos próximos dias várias escolas estarão recebendo os novos conjuntos de carteiras. Ainda estão previstos a entrega de 83 ar condicionados, lousas digitais, computadores entre outros itens para proporcionar maior conforto e qualidade às escolas do Município.

A partir da adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, os estados e municípios elaboram seus respectivos Planos de Ações Articuladas.

Inicialmente, os estados e municípios realizam um diagnóstico minucioso da realidade educacional que está estruturado em quatro grandes dimensões:

1. Gestão Educacional.

2. Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar.

3. Práticas Pedagógicas e Avaliação.

4. Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.

A partir do diagnóstico, a equipe responsável planeja e desenvolve um conjunto de ações que resultam no PAR. Ao cumprir a meta estabelecida pelo governo federal, o Município de Luzilândia habilitou-se para adquirir os equipamentos escolares que serão entregues às escolas.

A elaboração do PAR é requisito necessário para o recebimento de assistência técnica e financeira do MEC/FNDE, de acordo com a Resolução/CD/FNDE n° 14 de 08 de junho de 2012. É um plano estratégico de caráter plurianual e multidimensional que possibilita a conversão dos esforços e das ações do Ministério da Educação, das Secretarias de Estado e Municípios, num SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

src="https://www.meionorte.com/uploads/imagens/2013/7/25/fb97a6c858050e523406f9f0bb1b237d.jpg" width="550" height="413"/>



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES