Concurso de fotos com Drones
Drones
O ser humano sempre foi apaixonado pela ideia de voar. A curiosidade sobre o que se enxerga lá do alto foi, ao longo do tempo, sendo atendida por imagens obtidas por meio de fotografias ou filmagens em balões, helicópteros e aviões. O avanço da tecnologia criou equipamentos chamados de “Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant)”, como o famoso e desejado drone. Até hoje é o que nos aproxima mais da sensação de voar como um pássaro, pois seu tamanho pequeno torna possível flutuar por espaços antes inacessíveis.
Essa novidade tem revolucionado o mundo da fotografia. Em cerca de 200 anos de existência, a fotografia já passou por algumas viradas e a chegada dos drones parece ser mais um capítulo dessa história. A existência de equipamentos como esse nos permitiu a inédita capacidade de fazer fotos aéreas como se estivéssemos flutuando pelos ares e nos deu a oportunidade de ver belos lugares diante de uma perspectiva semelhante a dos pássaros.
A utilização de drones não exclui a necessidade de se ter uma postura que inclua atenção com enquadramento, edição, iluminação e todos os demais cuidados que os fotógrafos profissionais costumam ter. Isso significa que não necessariamente um bom piloto de drone será um bom fotógrafo. E vice-versa. Para fotografar com Drone é necessária, além da habilidade signa de um fotógrafo, também conhecimentos técnicos de pilotagem, que levem em conta os cuidados com o equipamento e a segurança das pessoas.
A linguagem fotográfica que nasceu com o surgimento dos drones se soma às técnicas já existentes e muito utilizadas pelos fotógrafos. Os profissionais da área geralmente são extremamente criativos e usam vários recursos para modificar o ângulo e as perspectivas da imagem (como se posicionar no chão ou então subir em um nível acima do objeto a ser capturado). Nesse sentido, o drone vem como um aliado na composição da fotografia, oferecendo ângulos inéditos e favorecendo a criatividade.
Na medida em que transforma a linguagem fotográfica, o uso de Vants também está modificando o cenário dos concursos de fotografia. Hoje já existem prêmios exclusivos, como o International Drone Photography Contest e o SkyPixel Photo Contest. A nova tendência também deu origem a um site específico, o Dronestagramque, em parceria com a National Geographic e com a fabricante de câmeras GoPro, lançou o concurso internacional Drone Aerial Photography Contest que, inclusive, premiou um brasileiro em primeiro lugar em 2015.
Participar dessas competições é sempre uma experiência enriquecedora, que serve como fonte de inspiração e nos posiciona diante daquilo que está sendo produzido pelos melhores ao redor do mundo. O resultado é uma motivação para produzir imagens cada vez mais aprimoradas para atender ao elevado nível de exigência dos avaliadores. Anexar uma premiação dessas ao currículo dá visibilidade e impulsiona a carreira de quem trabalha na área.
Para quem deseja investir nessas competições, não pode deixar de lado cuidados como: manter o equipamento a uma altitude segura, testar o drone antes do voo, prestar atenção nas condições do vento e na posição do sol e planejar detalhadamente a cena a ser capturada ma
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.