Na ultima segunda- feira (02) o COMUTRANS de Luzilândia se reuniu para discutir futuras ações e analisar o que já foi feito para melhorar o trânsito no muicípio. Estiveram presentes na reunião representantes dos mototaxistas, o Secretário de Saúde, Alderico Tavares, representante do CIRETRAN de Luzilândia, representantes de auto escolas, representantes da classe docente, membros do grupo Amigos pela Paz no Trânsito e representantes da comunidade.
A reunião teve como pauta a sinalização vertical das ruas de Luzilândia, a panfletagem e as blitz educativas que acontecerão nesse mês de dezembro. Entre as questões colocadas, um dos entraves destacado pelo presidente do Conselho, Carlos Alberto Castelo Branco, foi a resistência de alguns comerciantes que não concordam com o local de implantação de algumas placas. Segundo o Conselheiro essa relutância estaria por atrasar o trabalho de sinalização, mas isso não impedirá o processo de acontecer.
As blitz que vem sendo realizadas na cidade foram analisadas como positivas, uma maneira também de coibir supostos infratores, além de resgatar motocicletas que podem ser produtos de roubos em outras cidades. Durante o debate sobre o tema questionou-se as exigências das CNHs nessas blitz, e de uma suposta data para regulamentação dessas pessoas que ainda não tem Habilitação. Sobre as novas panfletagem e blitz que serão realizadas agora em dezembro foram sugeridos horários em que o público alvo estivesse mais concentrado, além de haver, panfletagem também durante as novenas, que tem um número considerável de moradores e visitantes.
Além das questões de pauta muitas outras foram mencionadas, uma das preocupações dos conselheiros de trânsito é intensa movimentação de jovens transitando de skates e patins. Um dos conselheiros presentes disse ter quase atropelado um desses praticantes desses esportes, que vinha em total desatenção, e que quando questionado simplesmente disse não ter ouvido a buzina, porque estava gritando.
Os presentes na reunião analisaram como positivo e importante a sinalização que há tempos vem sendo cobradas pela população e agora como as ruas serão sinalizadas com placas é necessário o conhecimento acerca do que significa cada uma. O total apoio da população através de conscientização e respeito á sinalização, farão com que o trânsito deixe de ser tão ameaçador em nossa cidade e comece a ser mais confiável.
Fonte: Luzionline
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.