Advogado tira dúvidas de idosos sobre Direitos da terceira Idade

Advogado tira dúvidas de idosos sobre Direitos da terceira Idade

Prefeita Ema Flora e Secretaria de Ação Social Dona Didi participam do encontro | Ascom

A Prefeita Ema Flora se reuniu na manhã desta quarta (16) com um grupo de idosos no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Luzilândia e convidou o Advogado do município, o Sr. Francisco das Chagas, para tratar de problemas e dos direitos relacionados à terceira idade.

O Advogado Francisco das Chagas falou sobre o Estatuto do Idoso que garante a eles alguns direitos e também explicou e tirou dúvidas sobre o processo de aposentadoria, um dos temas bastante questionado no encontro.

Para a Prefeita Ema Flora o encontro foi bastante importante para muitos dos idosos que participaram das palestras. ?Os idosos possuem todos os direitos que as demais pessoas detêm e mais alguns direitos específicos em razão da especial fase da vida em que se encontram, mas muitos deles não sabem disso, ou ignoram por falta de incentivos ou acompanhamento?, diz a Prefeita.

A Secretária de Ação Social, Dona Didi, também esteve presente no encontro e incentivou os idosos a conhecerem seus direitos. Ela também incentivou os idosos a praticarem exercício físico e destacou a importância da frequência dos idosos nas atividades sociais do município.

Na oportunidade a Prefeita Ema falou também sobre o projeto "TEMPO DE VIVER" que futuramente será realizado em Luzilândia, onde será construído um local para que os idosos tenham seu devido lazer.

Alguns Direitos relacionados à Terceira Idade

Dentre os direitos específicos dos idosos podem-se relacionar o atendimento preferencial, imediato e individualizado junto a órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população; o direito de ser bem cuidado e atendido por sua própria família, em detrimento à internação em asilos; o direito de receber pensão alimentícia de seus familiares e, na ausência destes, de ter suas necessidades básicas satisfeitas pelo Governo; o direito de receber do Poder Público, gratuitamente, medicamentos e outros recursos relativos ao tratamento de saúde; o direito de não ser discriminado nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade, dentre outros.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES