A cultura da cooperação é uma pratica antiga, uma filosofia, uma forma de pensar e agir com base na adoção de princípios humanísticos, que permite a conquista de objetivos comuns e de melhor qualidade de vida nos grupos e comunidades.
Neste século, a cooperação surge como uma força indispensável que proporciona a conquista de benefícios jamais imaginados de serem atingidos de forma isolada.
Essa cultura só se instala se as pessoas se predispõem a sair do "eu" para o "nós", trabalhando os valores associativos de forma corajosa e persistente, num movimento onde todos unem suas energias, experiências e conhecimentos de sua realidade para modificá-la e, com isso, ganhar juntos.
Em parceria com o SEBRAE a Prefeitura Municipal de Itainópolis e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Empreendedorismo deram início nessa quinta-feira (25/07) o Programa de Redes Associativas (voltado para trabalhadores rurais).
O propósito do programa é criar as condições necessárias para que os participantes ampliem competências para compreender os valores, princípios e instrumentos indispensáveis ao sucesso de um empreendimento coletivo, predispondo-se assim a participar de decisões em grupo de forma assertiva para o bem comum concretizando a constituição de seus projetos, além de capacitar os criadores de caprinos, ovinos e diversas outras cadeias produtivas a desenvolver sua capacidade produtiva.
Diversos trabalhadores rurais participaram da primeira parte do programa e puderam absorver um pouco mais sobre o associativismo. O curso continua amanhã a partir das 08h.
Repórter: Bruna Ravena
Editor: Bruna Ravena
Fonte: SEBRAE/Bruna Ravena
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.