O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), entregou oficialmente nesta segunda-feira, dia 18/12, a certificação do Selo UNICEF – Itainópolis, Município Aprovado, Edição 2013-2016, em solenidade especial ocorrida no Tribunal de Contas do Estado do Piauí, em Teresina, durante o 1º ciclo de capacitações para edição do Selo UNICEF, 2017-2020.
O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância UNICEF, que busca estimular os municípios a implementarem políticas públicas para redução das desigualdades e, garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e Adolescentes, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF, por seus avanços em favor da infância e adolescência.
Ressalta-se que o município de Itainópolis não constava na relação dos municípios aprovados na última edição 2013/2016, que foi entregue em dezembro de 2016. Segundo o prefeito Paulo Lopes, houve a necessidade de pedir a reconsideração do resultado ao UNICEF, tendo em vista que o município havia cumprindo todas as fases exigidas para ser aprovado.
Disse o Prefeito Paulo Lopes que a equipe municipal investigou o motivo do não reconhecimento de Itainópolis pelo UNICEF, em dezembro de 2016, sobretudo porque haviam provas suficientes de que as ações haviam sido desenvolvidas e que mereciam esse reconhecimento, daí resolvemos recorrer, tendo o UNICEF reconsiderado e reconheceu Itainópolis como município aprovado.
O prefeito Paulo Lopes, destacou ainda a importância do Selo para o município e, da gratificação pelo UNICEF ter aceitado as reivindicações do município, resultado de quatro anos de muito trabalho para garantir o direito a saúde, educação, proteção e participação social às crianças e adolescentes de Itainópolis.
Ressaltou o Prefeito Paulo Lopes, agradecendo a articuladora Fátima e a toda equipe da assistência social, educação e saúde pelo trabalho, esforço e dedicação na conquista do Selo UNICEF. Concluiu dizendo que a conquista do selo pelo município de Itainópolis é o reconhecimento internacional de que de fato o nosso município está se desenvolvendo e avançando na direção da redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos dos nossos meninos e meninas. Que o objetivo da gestão é melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas, e que estava feliz com a conquista do Selo UNICEF, porque isto significa dizer que a gestão está agindo bem, tentando diminuir as desigualdades sociais, percorrendo o caminho certo e, que essa conquista não envaidece mas, aumenta mais ainda a responsabilidade da gestão, especialmente porque seremos comparados com nós mesmo, vamos ter que evoluir mais ainda para o bem da sociedade, transformando a vida de crianças e adolescentes.
O Prefeito Paulo Lopes foi pessoalmente a cerimônia para receber o certificado e o troféu do Selo UNICEF, acompanhado de Fátima, articuladora municipal do Selo UNICEF, Vanessa, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA e Agda Lettycya, mobilizadora do Selo UNICEF.
A cerimônia foi conduzida por Rui Aguiar, Coordenador do Selo UNICEF no Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte; Amélia Prudente, Secretária Executiva da APDMCE, Lana Fonseca, Consultora atual para a edição do Selo UNICEF, 2017/2020.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.