O CRAS de Itainópolis, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social, com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Itainópolis, realizou nesta quinta (31) a comemoração do Mês do Idosos,
na programação dedicada as pessoas da terceira idade uma apresentação dos objetos que foram de participação histórico para a vida e criação dos seus filhos de cada Idoso.
O evento ainda realizou apresentações sobre a importância de se envelhecer com dignidade e segurança, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida, trazendo a inclusão da terceira idade por meio de atividades diversificadas. Um exemplo disso é o Grupo da Pastoral do Idoso que fez uma encenação de maus tratos ao idoso e em seguida como se tratar bem um idoso.
Durante a programação foi realizado uma competição com desfiles, cantos e o tradicional forro a base da Sanfona .Também foi disponibilizado exames de saúde variados para o público alvo da terceira idade como, medir a pressão arterial, obter orientações sobre saúde e direitos dos idosos. Uma boa demonstração de que a terceira idade pode ser vivida de forma saudável, interativa e alegre.
?Esse Mês representa para os idosos uma confraternização pelas conquistas e pela importância deles na sociedade?, explicou a primeira dama Rosalice.
Logo após essas atividades, foi servido um variado lanche.
Dia Mundial do Idoso
A data foi criada em 2003 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de promover saúde e integração social para a pessoa da terceira idade. É importante ressaltar que o idoso tem um papel fundamental na sociedade. Eles são líderes, trabalhadores, aposentados, experientes, avós e muitos são voluntários. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que o Brasil está envelhecendo rápido e em proporções crescentes. Em 2060, a estimativa é a de que o percentual da população com mais de 65 anos de idade seja de 26,8%.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.