“Há quem diga que não se ouve apenas com os ouvidos, mas com a alma e com o coração”
Imbuído desse pensamento, a Acadêmica do Curso de Letras Libras da Universidade Federal do Piauí-Campos Picos (UFPI), Zilma Carvalho especialista em Libras e em Educação Especial, realizou na segunda-feira (26/03) a culminância do II Projeto “Quebrando o Silêncio Com as Mãos”, a Unidade Escolar Manoel Ribeiro foi o local escolhido, provocando nos alunos do 6° ano o gosto pelas Libras e a sensibilização pela inclusão dos alunos com deficiência na escola e na sociedade.
O projeto faz parte da conclusão de estágio supervisionado II com a orientação da Professora Dra. Dolores Vieira da UFPI-Picos.
No decorrer do projeto foram desenvolvidas algumas atividades como: filmes que se tratavam de inclusão e superação, os filmes Cuerdas, O Milagre de Anne Sullivan, foi também realizada uma oficina de Libras com os alunos, que abraçaram com muito afinco e prazer, Zilma Carvalho que também é mestranda e possuí o domínio de Libras e já atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na referida escola.
Afim de haver interação entre surdos e ouvintes houve a participação dos surdos da cidade, Bené, Maurício e Silvana e nesta interação a Aluna da EJA V Etapa Silvana Araújo se propôs a “batizar” cada aluno do 6° Ano dando-lhes um sinal.
Este projeto terá continuidade com os alunos da turma de Silvana na V etapa do EJA, afim de que se possa quebrar as barreiras da comunicação entre surdos e ouvintes.
A Professora Zilma Carvalho só tem a agradecer a Deus pelo dom da sabedoria, e também em especial a direção da escola na pessoa da sua Diretora Velúsia Maciel, a Coordenadora Pedagógica Ladyana, Professor Charles Rêgo e ao amigo da escola o interprete Diego Araújo que se propôs a ajudar para o sucesso desse projeto, e ela agradece cada um que faz a Unidade Educacional Manoel Ribeiro.
“As mãos rompem o silêncio e fazem a comunicação de quem não ouve, mas vê e se emociona”.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.