O Projeto de revitalização do cultivo do Alho realizou a capacitação das famílias que foram selecionadas para participarem na Cidade de Ipiranga, a capacitação que começou na sexta-feira dia 28 e se estendeu até o domingo dia 30.
Na sexta-feira (28) aconteceu a abertura na Sede da Secretaria Municipal de Agricultura o dispositivo de autoridades foi composto pelo Vice-Prefeito Gilvá Ramos, o Presidente da Câmara Lucas Rufino Neto, o Vereador Zé de Antônio de Rosa, o Secretário Municipal de Agricultura Jeová Duarte, o Coordenador da Defesa Civil Josenias Fernandes, Fátima Almeida Técnica Responsável do Projeto em Ipiranga e Irmão Preto representando os Assentamentos.
Nessa primeira parte do projeto foram selecionadas 17 famílias de diversas localidades de Ipiranga (Furta-lhe a Volta, Brejo da Fortaleza, Assentamento Mocambo, Veredão, Caatinga Alta, Serra, Central, Jardim. O tipo de Alho a ser cultivado é da espécie livre de vírus.
No primeiro dia foi realizada a introdução ao Projeto de Revitalização do Alho e apresentação da equipe técnica composta pelos Técnicos Fátima Almeida, Domingos de Sousa e Janacildo da Silva, Fátima e Domingos foram até a EMBRAPA Brasília para receberem treinamento na cultura do alho, a EMBRAPA Brasília é a referência em todo Brasil na cultura do Alho.
No primeiro dia a palestra “Como plantar Alho” abriu os trabalhos seguida de preparação do solo, na parte da tarde escolha da variedade de plantio.
No sábado (29) a programação de seguiu seu planejamento com manejo e controle de pragas, comércio do alho e saúde do trabalhador.
No último domingo (30) foi a vez do plantio, que foi realizado na “Rocinha” onde é feita a preparação de sementes e que serviu de laboratório no ano de 2016.
Os agricultores tiveram as primeiras instruções dos técnicos que ensinaram como realizar a preparação do solo, limpeza da horta, adubação e acompanhamento do crescimento e inspeção de pragas.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.