A Prefeitura Municipal de Ipiranga através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Coordenadoria de Fomento à Irrigação (COFIR)apresentou ontem (30/06) o Programa Sertão Irrigado, com a presença do Prefeito Dr.José Santos Rêgo, do Vice-Prefeito Gilvá Ramos, O Coordenador Estadual de Fomento à Irrigação Dr. Benedito Sá (B.Sá), o Deputado Estadual Bessah Sá, Os Vereadores Rufino Neto, Antônio Zé de Rosa, João Batista, Zé de Joel e Lívia Fontes, os Secretários Jeová Duarte Agricultura, Francisco Márcio Obras, Josenias Fernandes Chefe da Defesa Civil Municipal, Jonas Alves Diretor de Irrigação da COFIR.
O Prefeito Dr. José Santos Rêgo abriu a reunião dando as boas-vindas a todos, fez um breve relato das obras importantes que o Dr. B.Sá realizou em prol da Cidade de Ipiranga do Piaui. Falou das obras em andamento em Ipiranga, e disse que esse projeto será direcionado para quem já está produzindo e irá melhorar e muito a produção de hortaliças e verduras em geral. Além de revitalizar a cultura do caju em nossa região.
O Secretário Jeová Duarte no seu pronunciamento falou do Projeto de Revitalização do Alho que está em andamento em nossa cidade e de um outro que virá melhorar a vida dos agricultores familiares, que é um projeto de tratamento e correção do solo.
Jonas Alves Diretor de Irrigação da COFIR explicou que o programa é executado em três modalidades de irrigação – mini aspersão, micro aspersão e gotejamento. “Acompanhamos, fazemos um diagnóstico da família e de acordo com isso é que os técnicos, observando a vocação familiar, determinam qual tipo de kit será entregue. Este é um bom incentivo para o agricultor familiar que quer desenvolver a prática da agricultura irrigada”
O diretor de irrigação do COFIR, Jonas Alves, afirma que o programa vai estimular, acompanhar e orientar a agricultura irrigada em todo o Piauí.
O Dr. Benedito de Carvalho Sá (B.Sá) que foi deputado estadual e prefeito de Oeiras, relembrou do passado quando passou muito momentos na Cidade de Ipiranga e lembrou das várias fontes de águas que existiam e hoje não existem mais, ele também fez uma reflexão de como vários povos que vivem no deserto do Oriente Médio que sobrevivem com poucas fontes de água. E o piauiense vive sobre uma das maiores fontes de água do Brasil e mesmo assim precisa importar frutas e verduras de Cidades como Petrolina e Juazeiro na Bahia e que essas plantações tem todo o sucesso devido aos projetos de irrigação.
Ele reafirmou seu compromisso em ajudar os agricultores de Ipiranga a trazerem de volta a cajulcutura que foi grande fonte de renda, mais devido à estiagem que já perdura há alguns anos na região do semiárido piauiense.
Estiveram ainda presentes à reunião o Assessor do Coordenador da COFIR Eliel Damasceno, o Técnico do Programa Sertão Irrigado Jadilson Gomes e o Assessor da COFIR Murilo Augusto e o Gerente de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Agricultura Zé Santo.
Ficou acertado que os agricultores já escolhidos pela secretaria de agricultura irão receber seus kits de irrigação durante a semana da juventude, onde haverá uma capacitação de todos para aprenderem a montarem os kits e o tratamento do solo.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.