Pelotão Mirim Fazendo a Diferença em Ipiranga

Pelotão Mirim Fazendo a Diferença em Ipiranga

Alunos do Pelotão Mirim realizando visita ao | ASCOM

Aconteceu no último sábado (10/06) mais um encontro do Pelotão Mirim, como em todos os encontros o primeiro momento é o da Espiritualidade, como convidado especial o Padre Moacir Abreu Soares que falou sobre o amor, fé e esperança, e os desdobramentos disso na vida das pessoas, Padre Moacir frisou que não pregou sobre religião e sim na crença em Deus.

Projeto Pelotão Mirim – “Construindo mais Cidadania”, voltado para a prevenção primária e desenvolvendo como público-alvo crianças e adolescentes, com idade entre 06 (seis) e 16 (dezesseis) anos, através de ações e atividades de educação complementar, buscando dar uma atenção especial a estes que são o futuro de nossa cidade.

O público alvo do programa são crianças e adolescentes do sexo masculino e feminino, que estejam regulamente matriculados na rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social. Esse projeto busca reduzir ainda mais os índices de violência e criminalidade, principalmente dos crimes e violências que envolvam menores de idade, a ser obtido por meio de um processo de transformação, integração e educação, envolvendo a Polícia Militar através do Comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar Tenente Coronel Edwaldo Viana e a Secretaria Municipal de Assistência Social e  demais secretarias municipais que possam contribuir com o Projeto, criando-se uma rede de proteção aos educandos que participarem do Projeto Pelotão Mirim envolvendo, principalmente, policiais, professores, pais, educadores, responsáveis e educandos.

Em Ipiranga do Piauí as atividades são totalmente desenvolvidas por voluntários que se revezam durante os sábados para a realização das tarefas.

A Secretária Municipal de Assistência Social Maria Bernadete Lopes, lembra dos 3 pilares que são a base do Pelotão Mirim de Ipiranga: Disciplina, Espiritualidade e Cidadania, baseado nisso é que são construídas as propostas que são usadas no Pelotão Mirim, Dona Bernadete frisou que o “intuito é trabalhar a base da família que sem essa base a criança se tornará um adulto desequilibrado e não irá contribuir para uma sociedade justa”

O Pelotão Mirim tem todo um apoio de profissionais para a realização das suas mais variadas atividades, ainda dispõem de uma nutricionista para elaboração do cardápio mensal da alimentação que é servida aos alunos, sempre bem balanceadas e nutritivas.

Neste encontro o Pelotão Mirim visitou a nascente “olho d´água” ainda em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado na segunda-feira dia 05, lá os alunos puderam ver de perto a ação indiscriminada do homem causando prejuízos ao meio ambiente. O olho d´água alguns anos atrás era um local de recreação onde as pessoas tomavam banho e se refrescavam do calor, mais hoje com águas poluídas espera por um projeto da prefeitura de Ipiranga para poder voltar a se tornar um local agradável e de diversão. Sob o Comando do Cabo PM Cézar o pelotão mirim marchou ordenadamente pelas ruas de Ipiranga chamando atenção de todos pela disciplina e organização. O Tenente Coronel Edwaldo Viana, Comandante do 4º BPM (Picos-PI), o Pelotão Mirim tem como objetivo favorecer o desenvolvimento socioeducacional da criança e do adolescente tendo em vista a promoção do bem estar social, moral, cívico e educacional para o exercício pleno da cidadania. “É um programa de disciplina. O pelotão Mirim visa resgatar em nossas crianças e adolescentes àquilo que a família tradicional sempre praticou”, declarou Coronel Viana.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES