Laboratório Regional de Próteses começam suas atividades

Laboratório Regional de Próteses começam suas atividades

Dr.Francisco Fontes com Protético Cicero Carlos de Lima da Labordent | SEMCOM Ipiranga Izaias Pontes

A prefeitura Municipal de Ipiranga em parceria com o Programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde através da Secretaria Municipal de Saúde começou no dia (04/11) as operações do Laboratório Regional de Próteses que ficará sobre a responsabilidade do cirurgião dentista Francisco Fontes, segundo a Secretária Dra. Maria Valdete todos os pacientes que precisarem de próteses serão atendidos na própria secretaria.

Segundo o Dr. Francisco Fontes foram atendidas 20 pessoas, as próteses que serão feitas são superior e inferior, total e parcial.

A parceria para realizar essa próteses são com empresa Labordent Laboratório de Prótese Dentaria de Picos que tem como Protético Cícero Carlos de Lima que já atua no mercado há 12 anos.

Segundo a paciente Maria Lúcia Freitas Sousa, 57 anos e seu esposo Francisco Domingos de Sousa,69 anos ambos moradores da Serra da Fava Preta só puderam substituir as próteses que já usam graças a essa ação da Prefeitura.

Brasil Sorridente

A prestação de serviços públicos de saúde bucal no Brasil, historicamente, caracterizava-se por ações de baixa complexidade, na sua maioria curativas e mutiladoras, com acesso restrito. A grande maioria dos municípios brasileiros desenvolvia ações para a faixa etária escolar, de 6 a 12 anos, e gestantes. Os adultos e os idosos tinham acesso apenas a serviços de pronto atendimento e urgência, geralmente mutiladores. Isso caracterizava a odontologia como uma das áreas da saúde com extrema exclusão social. Segundo o Levantamento Nacional de Saúde Bucal ? SB Brasil ? concluído em 2003 pelo Ministério da Saúde, 13% dos adolescentes nunca haviam ido ao dentista, 20% da população brasileira já tinha perdido todos os dentes e 45% dos brasileiros não possuíam acesso regular a escova de dente.

Nas duas últimas décadas, apenas algumas experiências isoladas e pontuais ampliavam o acesso e desenvolviam ações de promoção e prevenção, além de atividades curativas mais complexas. Não havia uma política nacional efetiva para a Saúde Bucal.

A implementação da Política Nacional de Saúde Bucal - Programa Brasil Sorridente, significou um marco na mudança do foco da atenção em saúde bucal, visando avançar na melhoria da organização do sistema de saúde como um todo e propondo um modelo que dê conta da universalidade, integralidade e equidade, princípios tão caros a quem lutou pela implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil.

As principais linhas de ação do Brasil Sorridente são a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal (principalmente por meio da estratégia Saúde da Família), a ampliação e qualificação da Atenção Especializada (através, principalmente, da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias) e a viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link




As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES