Aconteceu no sábado (05/03) a Reunião Técnica Regional sobre o Projeto Viva o Semiárido (PVSA) Subcomponente de Educação Contextualizada Para o Semiárido, o evento ocorreu no Auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI). A Cidade de Ipiranga foi representada pela Secretária Municipal de Educação acompanhada do Secretário Municipal de Agricultura Francisco Alves, a Coordenadora de Educação do Campo Lurdiana Silva, O Chefe da Emater em Ipiranga Joane Feitosa e pela Assessora de Gênero do Vale do Sambito Liltania Pontes.
A Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) foi representada pela Gerente da 7ª GRE Ivone Lima Verde e pelas Técnicas em Educação do Campo Professoras Petronilia Teixeira e Cyntia Falcão.
Foi apresentado um resumo do que é o Projeto Viva o Semiárido, suas metas e objetivos e Subcomponente de Educação Contextualizada.
Serão contempladas 100 escolas em todo o Estado do Piauí, em Ipiranga as Escolas selecionadas foram: Escola Municipal Liberato Vieira na Localidade Brejo da Fortaleza e Escola Municipal Antônio Tapety na Localidade Jardim.
A educação contextualizada no semiárido é uma proposta focada no contexto local, em que a escola trabalhará o conhecimento a partir da realidade, valorizando e respeitando as peculiaridades da vida do campo e da região semiárida, nos seus aspectos naturais, culturais e ambientais e, especialmente, nos saberes construídos no dia a dia dos sujeitos.
Considerando a necessidade de melhorar a renda agrícola e não agrícola, as oportunidades de trabalho e geração de renda e a dotação de ativos produtivos das famílias rurais pobres da região do semiárido piauiense, o governo do Estado firmou convênio com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola - FIDA, por intermédio do Projeto Viva o Semiárido.
Dentre as ações que serão desenvolvidas no projeto destacam-se a formação de 1.500 professores das Redes Estadual e Municipais de Educação, envolvendo escolas rurais de Educação Básica e Profissional, e ainda projetos de pesquisa, monitoria, elaboração e produção e produção de materiais didáticas e multimídia, como também projetos produtivos como hortas, quintais ou sistemas produtivos integrados.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.