Na segunda-feira (28/11) foi aberta a III Semana do Bebê, a abertura aconteceu na Câmara Municipal de Ipiranga, estavam presentes o Prefeito Dr.Zé Maria, as Secretárias Municipais de Assistência Social Maria Bernadete Lopes, Saúde Maria Valdete Lima, Educação Francisca Lima, o Presidente da Câmara e Articulador do Selo UNICEF João Batista.
A Fanfarra Municipal comandada pelo Maestro Alex Silva abriu o evento executando o Hino Nacional Brasileiro e Hino Municipal de Ipiranga do Piauí.
Logo após a formação da mesa de honra, o momento das falas foi aberto pelo Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente Valdemar Marinho que falou da importância da semana do bebê para a saúde na primeira infância. O Presidente da Câmara e Articulador do Selo UNICEF João Batista falou da mobilização que acontece durante a semana do bebê que são importantes para melhoria das políticas públicas para melhoria de vidas das crianças;
A Secretária Municipal de Saúde Maria Valdete falou um pouco das ações que serão desenvolvidas durante a III Semana do Bebê na Cidade de Ipiranga.
O Prefeito Dr. Zé Maria enfatizou que ações como estas que garantem uma qualidade de vida melhor para crianças e bebês e a Cidade de Ipiranga atingiu suas metas com relação a saúde na primeira infância.
Logo após as falas foi feita a entrega simbólica da chave da cidade ao Bebê Prefeito que nesse ano foi a pequena Lavínia Lima filha de Laudece Lima, Laudece Lima contou num pequeno relato o abuso que sofreu no Hospital Geral de Picos na hora do parto da pequena Lavínia, esse também foi o assunto da roda de conversa em que participaram como apresentadores a própria Maria Valdete, o Dr. Emanuel Fragoso e a Diretora da Atenção Básica Samyra Moura.
Nessa roda de conversa foi também tratado sobre as doenças transmissíveis na hora do parto.
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.
Cada município define a data e as atividades a serem realizadas, tais como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.
Essa é uma iniciativa realizada anualmente há 14 anos no município de Canela (RS) e, em 2010, com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser divulgada para outras regiões do país.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.