Curso de Beneficiamento de Frutas No Brejo da Fortaleza

Curso de Beneficiamento de Frutas No Brejo da Fortaleza

Participantes do evento e Autoridades | ASCOM

Aconteceu no sábado na Escola Municipal Liberato Vieira o encerramento do Curso de Beneficiamento Primário de Frutas, a realização do curso foi uma parceria da Prefeitura Municipal de Ipiranga e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Maria Lúcia foi a instrutora dessa capacitação que ensinou o grupo de mulheres que iram se organizar e começar uma associação com apoio da Prefeitura de Ipiranga.

Foram produzidas polpas concentradas de Tamarindo, Abacaxi, Acerola, Jaca, Banana, Manga, Maracujá, Caju e Goiaba.

O evento foi aberto pela Diretora da Escola Municipal Liberato Vieira Reginalda Alves que deu boas-vindas a todos.

A Chefe do Departamento de Empreendedorismo Conceição de Maria Lopes, falou de que iniciativas como estas mudam a realidade das pessoas tirando elas da situação de vulnerabilidade financeira, e que citou o exemplo da Artesão Flávia Silva que aproveitou as oportunidades e agora já caminha com seus “próprios pés” participando de feira e eventos em todo o Brasil.

O Professor Doutor da Universidade Federal (UFPI) Elmo Lima falou do início do seu trabalho na Localidade Brejo da Fortaleza, onde viu a necessidade que existia na comunidade e não havia nenhuma perspectiva de melhoras para a vida das pessoas e um curso desse tipo vem de encontro com a necessidade das pessoas no Brejo da Fortaleza. “Agora sim, eles poderão produzir e ter a quem vender” pontuou o Professor Elmo.

Genival Nascimento da Escola de Formação Paulo de Tarso que é parceiro da escola, falou que essa parceria continuará no próximo ano dando suporte técnico no que a escola precisar.

O Vice-Prefeito Eleito Gilvá Ramos também participou também do encerramento e disse que desde de 2012 tinha a vontade de implementar um projeto desse e que no ano que vêm vai apoiar esse grupo que será criado pelas mulheres do Brejo da Fortaleza.

O Prefeito Dr.Zé Maria na sua fala disse que irá apoiar o grupo de mulheres e que provisoriamente irá funcional na escola municipal que existe no local conhecido como “Morro” até se criarem condições financeira para construção de uma sede própria e parabenizou as mulheres participantes pela iniciativa de mudar a realidades de muitas famílias.

Além das polpas foram produzidos com Goiaba, doce Pastoso, Mousse e Geleia, pois foi a fruta que tinha em grande quantidade.

O Secretário de Agricultura Francisco Alves participou do evento e falou do Projeto de revitalização do Alho em nosso município.

Finalizando o evento foi servido um almoço oferecido pelas participantes do curso, mostrando que quando há união entre as pessoas tudo é possível.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES