Os moradores da Cidade de Ipiranga do Piauí são conhecidos como pessoas que gostam de ajudar sempre aqueles que necessitam, lembro ainda na época que trabalhava na Rádio O Grito de Ipiranga era comum aparecer alguém pedindo ajuda para diversos fins, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com Igrejas, Associações de Moradores, Sindicatos e a Sociedade Civil organizada lançou na noite de segunda-feira (15/06) o Banco Solidário, na noite de lançamento aconteceu uma palestra Intitulada “Motivar pra quê?” com a Psicóloga Graça Moura Psicóloga, formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui formação em comportamento institucional, atua em programas sociais e desenvolve em Picos o projeto Terapia do Riso, atua ainda com Psicóloga Clínica, ela é já uma velha conhecida da comunidade de Ipiranga onde já realizou palestras.
Logo após a “motivação” ofertada pela Dra. Graça Moura, A Secretária Municipal de Assistência Social Professora Maria Bernadete Lopes Rêgo explanou como surgiu à ideia de criação do Banco Solidário, uma família que passava por uma situação muito delicada foi descoberta pelo grupo de casais que prontificou ajudar aquela família, o caso chegou ao conhecimento da Secretária Maria Bernadete, que em parceria com o grupo de casais para socorrer a família que se encontrava em estado vulnerabilidade social.O que é o Banco Solidário?
É um projeto de cunho filantrópico, que visa estimular o voluntariado e a solidariedade entre pessoas, através de doações de objetos novos e usados, usados estes que se encontram em perfeito estado de uso
• QUAL O OBJETIVO DO BANCO SOLIDÁRIO?
• Despertar o sentimento de solidariedade na população Ipiranguense;
• Envolver a comunidade/pessoas em trabalho voluntário;
• Desenvolver o potencial artístico das famílias através de oficinas;
• Firmar parcerias com órgãos, entidades, igrejas e voluntários.
• QUAL É O PÚBLICO ALVO?
O Banco Solidário atenderá dois grupos:
1°Grupo: Pessoas da comunidade que serão preparadas para desenvolver um trabalho voluntario.
2° Grupo: Famílias atendidas e/ou acompanhadas pela equipe do CRAS e CREAS, ou identificadas pelos parceiros, que se encontram em situação de extrema pobreza, ou situação de vulnerabilidade temporária.
• COMO FUNCIONA?
O Banco Solidário é coordenado pelo presidente eleito em assembleia geral dos trabalhadores voluntários cadastrados e funciona da seguinte forma:
1 – As pessoas interessadas em prestar serviço voluntario devem fazer o seu cadastro na sede do Banco solidário.
2 – As pessoas interessadas em fazer doações devem entrar em contato com
a coordenação do banco solidário ou se dirigir à sua sede e entregar suas doações, ou ainda solicitar que alguém vá recolhê-las.
3 – As pessoas que precisam dos objetos devem procurar a sede do Banco Solidário, ou solicitar a visita da equipe de trabalho, para a concessão dos objetos necessários.
4 - A coordenação do banco recolhe e organiza os bens doados, distribui os objetos com os necessitados e encaminha as famílias para acompanhamento pelas equipes técnicas de CRAS ou CREAS.
5 - A distribuição será feita conforme a demanda recebida pelos órgãos parceiros.
• QUEM SÃO OS PARCEIROS DO BANCO SOLIDARIO?
- Secretarias Municipais, ONG’S, CRAS, CREAS, Agentes de Saúde, Igrejas, Pastorais, Grupo de Casais, Professores, Diretores de Escola, Empresários, Associações e Voluntários...
• ONDE FUNCIONA?
O Banco Solidário funciona na Avenida Vicente Cortez, ao lado do Barracão do Artesão, de segunda a sexta-feira no horário de 8h00 as 11h00.
• COMO POSSO AJUDAR?
- Prestando serviço voluntario ou fazendo doações.
• O QUE POSSO DOAR?
Objetos que, embora não lhe sejam mais útil, ainda estão em bom estado de conservação e que pode ser utilizado por outras pessoas.
Estes objetos podem ser roupa, calçado, utensílios domésticos, móveis, eletro doméstico, enfim, aquilo que não tendo mais utilidade para você, poderá ser bastante útil e necessário para uma outra família.
• QUEM PODERÁ RECEBER?
Toda pessoa ou família indicada e encaminhada pelos órgãos parceiros.
“TUDO AQUILO QUE SE COMPARTILHA, SE MULTIPLICA”
(Papa Francisco)
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.