Com o tema : A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS a Secretaria Municipal de Assistência Social(SMAS) Juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social(CMAS) e em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipiranga realizou a IX Conferência Municipal da Assistência Social.
Foram discutidos e avaliados assuntos referentes à politicas municipais de assistência sociais,com a participação popular,sobre a gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social(SUAS).
A palestrante convida foi a Assistente Social Gracilia Carvalho da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC) que agradou a todos os participantes com sua colocações e respostas sobre o tema da conferência.
Esse ano teve uma participação muito grande, a Câmara Municipal foi representada pelos Vereadores Dolores e Josenias Fernandes (Irmão Fernando)estiveram presentes os Secretários municipais, Zé de Joel de Obras, Derisvaldo Xavier de Cultura e representantes de todas as secretarias municipais, da sociedade civil organizada(Igrejas e Ong´s, sindicatos e associações de moradores) alunos dos Programas sociais Projovem, PETI, PREPS ,representantes do Conselheiro Tutelar.
A Secretária Municipal de Assistência Social Maria Bernadete Rego fez um balanço de todas as atividades desenvolvidas pela SMAS durante o ano de 2013 e diz que apesar dos recursos serem escassos estão sendo tomadas medidas para melhorarem a qualidade de vida dos moradores de Ipiranga que são atendidos pela secretaria.
O Programa Estudantes em Ação (PREPS) é um projeto inovador na nossa região e tem beneficiado inicialmente 28 estudantes na ajuda do transporte até seus núcleos educacionais.
As ações do Centro de Referência Assistência Social (CRAS) no mês de Maio foram: 445 atendimentos, 240 famílias acompanhadas, 15 visitas domiciliares, 04 reuniões com grupos e 03 visitas e palestras em escolas.
As ações do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no mês de Maio foram: 30 atendimentos, 76 famílias acompanhadas, 03 visitas domiciliares, 05 visitas e palestras nas escolas.
A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Luzilene Leal, Leite (Leninha)falou dos desafio de dirigir um conselho tão importante e das dificuldades pela falta de recursos municipais, ela agradeceu a presença de todos e gostaria que a população fosse mais participante nesse tipo de eventos onde foram tratados pontos importantes sobre recursos financeiros para o desenvolvimento dos projetos sociais que já existem e melhoria para os beneficiários como para os trabalhadores da área de Assistência Social.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.