XXIII Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Inhuma Piauí

XXIII Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Inhuma Piauí

A Prefeitura Municipal de Inhuma-Piauí, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro na Escola João Amilton Ferreira o XXIII Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Inhuma Piauí. Com o tema: “Readequação do Projeto Pedagógico em Articulação com a BNCC e o Currículo do Piauí.” O Encontro Pedagógico contou com a participação dos Professores da Educação Infantil, Professores do Ensino Fundamental de 1º ao 5º Ano, Professores do Ensino Fundamental 6º ao 9º Ano. O mesmo ficou marcado por riquíssimas palestras.

A primeira palestra tratou sobre a Base Nacional Curricular Comum; Perspectivas para construção do Projeto Político Pedagógico. Já a segunda palestra tratou sobre o Projeto Político Pedagógico em convergência com o Currículo do Piauí. A terceira palestra tratou sobre desenvolvimento de competências e habilidades para uma formação integral. No decorrer do evento ainda foram realizadas oficinas sobre o Projeto Político Pedagógico; contribuições das áreas para construção de um currículo multicultural, e sobre Campos e Experiências, Competências por áreas e por componentes curriculares conforme a BNCC.

O Encontro Pedagógico 2020 encerrou suas atividades na tarde desta sexta-feira (07) com a Organização do Trabalho Pedagógico e com as atividades de encaminhamento. O secretário Municipal de Educação, Professor Marcos Antônio Oliveira Rufino acompanhou de perto as atividades que foram desenvolvidas ao longo da semana, como também agradeceu pela participação de todos. O Encontro contou ainda com a presença da Doutora Maxshuellma Rufino, que nesta ocasião se encontrava representando o Prefeito Municipal Antônio Rufino da Silva Júnior.

O Secretário de Educação Marcos Antônio falou sobre a importância do Encontro. “Nós que fazemos a educação do município de Inhuma, trouxemos aqui pessoas renomadas, como a Rosimeire e a Coordenadora Pedagógica, a Professora Chaguinha do Município de Castelo, que fez recentemente uma formação por vários dias no município de Sobral, e trouxe aqui informações belíssimas sobre a BNCC, sobre essas mudanças que está ocorrendo na educação, sobre o novo currículo, nós já temos o Currículo do Piauí e estaremos fazendo o Currículo do Município nesses próximos dias.”

O Secretário disse ainda que a educação municipal vem tendo o apoio do Prefeito Silva Júnior. “A gente fica com a autoestima elevada, quando a gente vê os professores otimistas com as mudanças, com a qualidade da educação do nosso município. Quando a gente precisa, o prefeito Antônio Rufino da Silva Júnior tem dado uma atenção especial à educação, porque todas as demandas que nós colocamos para o prefeito ele de imediato atende, por exemplo: Formação com Diretores, coordenadores pedagógicos, professores da rede municipal; atendeu religiosamente cumprindo o Piso Salarial Nacional dos Professores, oferece uma merenda de qualidade e quantidade em todas as escolas, oferece todo ano fardamento novo, oferece transporte de qualidade para a rede municipal e também somos responsáveis pelo transporte escolar da rede estadual. Mas graças a Deus tem dado certo na frente dessa pasta tão ampla e tão complexa. Já fizemos várias reformas nas escolas, inclusive no momento estamos fazendo uma reforma significativa na escola Monsenhor Lopes do Forte. Agora mesmo o prefeito fez a aquisição de quatrocentas carteiras novas, e nós já estamos distribuindo nas escolas. Diante de tantas dificuldades financeiras que passa o País, e não é diferente no município, mas a gente está vendo o prefeito cumprindo o dever de casa, os indicadores do IDEB que fizemos em 2017 já atingindo a meta de 2021 que foi 5.5 a meta era de 4.9 e nós atingimos 5.5. No IOEB Inhuma ficou em primeiro lugar dos quinze municípios que forma a região do Vale do Sambito. A gente ver que o nosso município tá crescendo, e a qualidade da educação também, vemos que o nosso professor tem dado o melhor de si, contribuindo com a educação do município.” Comentou Marcos.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES