Realizou-se nesta segunda-feira (18) de janeiro na Câmara de Vereadores de Inhuma a solenidade para apresentação do Projeto Rondon, com a presença do Prefeito Municipal Dr. Moacir Gonçalves de Carvalho, Vereador Marcos Antônio, representando o Presidente da Câmara Dr. Evaldo, Secretária de Educação, Cultura e Desportos Nilcimar Correia Cavalcante, Secretária de Saúde Luciana Custódio Ferreira, Socorro representando a Secretária de Trabalho e Ação Comunitária, Secretário de Administração Geral Francisco Manoel de Araújo, Secretário de Serviços Públicos e Urbanismo Erivan Barbosa, Secretário de Agricultura Erivan Almondes e representantes de religiões e associações.
O Projeto Rondon ?Operação Zabelê? está sendo Coordenadora pela Professora da Universidade de Curitiba Karina Turra, o mesmo conta também com a participação de professores do Estado de Minas Gerais. O objetivo do projeto é capacitar profissionais de diversas áreas para melhor desenvolver suas atividades em suas respectivas funções. Segundo a professora Karina Turra, 16 acadêmicos estão fazendo parte desse projeto que é dividido em dois Eixos. Eixo 1 Saúde e Eixo 2 Educação.
A solenidade ficou marcada por vários discursos de agradecimentos, tanto por parte da Coordenadora do Projeto Rondon, Professora Karina Turra, como do Prefeito Dr. Moacir Gonçalves de Carvalho e dos secretários municipais.
O prefeito de Inhuma Dr. Moacir Gonçalves de Carvalho disse que não poderia deixar de abraçar está causa. ?É infeliz o Prefeito que diz não a uma operação como esta. Quem ganha com isso não somos nós, mas sim o nosso município, que está recebendo está equipe maravilhosa de professores e Acadêmicos. Certamente vocês terão ao longo desses dias todo o nosso apoio e acolhimento necessário para desenvolverem suas atividades. A nossa cidade é pequena, de um público aproximadamente de 15 mil habitantes, mas embora seja pequena, temos um povo hospitaleiro, inteligente e acolhedor. Não desprestigiando as demais, mas o nosso povo é o povo mais trabalhador do Estado do Piauí. Cobrem aos nossos secretários municipais o empenho na participação desse projeto, que é de extrema importância para o município, parabéns a todos?. Falou Dr. Moacir
A Coordenadora do Projeto Rondon, Professora Karina Turra iniciou seu discurso fazendo um breve relato sobre o inicio do Projeto Rondon no Brasil. Ela falou que esse Projeto foi criado no ano de 1966 na cidade do Rio de Janeiro e que depois o mesmo continuou em Rondônia, mas que a partir daí foi realizada uma série de operações por todo o Brasil. Somente no ano de 1989 por questões políticas, o Projeto chegou ao final na primeira fase.
O Projeto Rondon do Ministério da Defesa trabalha com a colaboração do Ministério da Educação (MEC). As Professoras Karina Turra e Cláudia Magalhães estiveram visitando o município de Inhuma em novembro e por sinal gostaram muito da recepção dos gestores e dos cidadãos e cidadãs inhumenses. Agora elas estão de volta a nossa cidade com 16 acadêmicos de Várias áreas do conhecimento humano. Esses alunos irão ministrar para professores, gestores e profissionais liberais oficinas e mini cursos com direito a certificado na conclusão.
Karina ?Turra e o grupo de Acadêmicos se mostraram bastante empolgados com o trabalho que irão desenvolver no município.? Quando era aluna participei do Projeto Rondon, e falei para mim mesma, posso não ganhar muito dinheiro com minha profissão, talvez nem seja feliz, mas a minha participação no Projeto Rondon serviu para mim como uma lição de vida. Portanto, através do Projeto Rondon estamos tirando esses alunos dos muros das universidades e mostrando a eles novas realidades e novas culturas diferentes dentro do nosso País, afinal de conta, somos formadores de cidadãos e eles são o futuro do nosso Brasil. Suguem o máximo possível desses alunos, pois eles são os melhores, são os melhores porque foram selecionados, e para Inhuma tem que ser os melhores. Quero deixar bem claro que não estamos recebendo nenhum valor em dinheiro para estarmos aqui. Quero agradecer ao Prefeito por aceitar nossa proposta e a todos os outros gestores que nos acolheram no município de Inhuma ? Pi.?. Falou Professora Karina Turra.
O Projeto Rondon ?Operação Zabele? está instalado até o dia 30 de janeiro na Escola Municipal Adamir de Sousa Leal. De acordo com a Professora Karina Turra, qualquer pessoa da sociedade civil pode visitá-los.
Na parte da tarde a Equipe do Projeto Rondon participaram de uma solenidade no Salão Paroquial de Inhuma. A solenidade foi organizada pela Secretária Municipal de Educação Nilcimar Correia Cavalcante e sua equipe de trabalho. Na oportunidade foi feita a apresentação do Projeto Rondon aos Professores da Rede Estadual de Ensino.
A Secretária Municipal de Educação de Inhuma falou sobre a importância da vinda do Projeto Rondon para o Município. ? Não sou muito boa de discurso, ainda mais agora que perdemos recentemente a nossa funcionária Lívia, mas quero dizer que nós abraçamos, demos um sim, o prefeito fez questão de recebê-los de braços abertos. Esses alunos tem muito a oferecer para todos nós, pois como falou a Karina, eles foram selecionados, então são os melhores. Agradeço demais a compreensão de todos vocês por terem atendido o nosso chamado, mesmo no período de férias, mas é por uma causa justa, vocês terão a oportunidade de trocar experiências e certamente irão absorver mais conhecimentos na participação das oficinas de motivação, prevenção ao uso de drogas e convivência com o aluno portador de distúrbio de aprendizagem?. Comentou Nilcimar
As oficinas foram realizadas na Escola Municipal Arlindo Cipriano Leal e os professores poderiam participar de todas, embora tenham sido oferecidas as três com temas diferentes
Confira as imagens;
/>
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.