A solenidade de encerramento da passagem do Projeto Rondon pelo município de Inhuma ficou marcada por discursos emotivos. A solenidade aconteceu neste sábado pela manhã no Salão Paroquial Paula Francinette. O momento solene foi aberto com a execução do Hino Nacional , do Hino do Piauí e pela a música ?emagine? tocada por Edmercio e traduzida por um rondonista. Tantos os rondonistas quanto os gestores tiveram discursos de agradecimentos e bastantes emotivos. Na oportunidade foi entregue aos rondonistas uma singela lembrança, ou seja, uma cesta contendo produtos típicos da região do vale do Sambito, na qual Inhuma faz parte. Os rondonistas também presentearam algumas personalidades municipais.
Os rondonistas passaram quinze dias instalados no município de Inhuma com a ?Operação Zabelê?. Durante esse período eles desenvolveram várias atividades com os gestores do município. Os gestores absorveram conhecimentos através de oficinas, palestras, vídeo aulas e mini cursos. Os trabalhos foram realizados numa parceria Projeto Rondon e Prefeitura Municipal de Inhuma. Os mesmos foram coordenados pela professoras representantes do Projeto Rondon no município, que são elas; Professora Karina Turra, Professora Cláudia Magalhães, Professora Roseclear Neto e Professora Thays Helena.
Ao longo desse período o Projeto Rondon desenvolveu atividades com professores, atividades com as crianças do (PETI), atividades com os educadores das creches e (PETI), atividades com enfermeiros, capacitação para gestores da ação social, pastoral da criança e conselho tutelar, capacitação para gestores da ação social, atividades com a comunidade, atividades Rondon na Praça, reunião com grupo de gestantes, atividades pro-jovem, atividades com os agentes comunitários de saúde, atividades hospitalares, atividades com a pastoral dos idosos, atividades com os gestores municipais, divulgação na rádio e visita as comunidades rurais.
O Prefeito municipal Dr. Moacir Gonçalves de Carvalho agradeceu pelo trabalho desenvolvido no município ao longo desses quinze dias ?É um momento ímpar na história de Inhuma, vocês vão deixar muita saudade. quero parabenizar a todos pelo trabalho desenvolvido no nosso município, a forma humilde, a forma clássica que vocês coordenaram, foi de forma muito nítida muito clara. Estive presente em algumas atividades e pude observar a transparência e o empenho de vocês nessa missão. Meu discurso hoje é mais de agradecimentos, pois volto a dizer que é infeliz o gestor que não abraça uma causa como essa. Aqui tenho certeza que vocês deixaram plantada uma semente, e essa semente com certeza vai germinar e futuramente vamos colher bons frutos. Estando bom para o nosso povo pra mim ta ótimo. Peço a Deus que ilumine vocês na longa caminhada , obrigado, obrigado e obrigado?. Falou Dr. Moacir Gonçalves.
A professora Karina Turra também não conteve as lagrimas ?Quero dizer para vocês que o dia mais difícil não foi escolher os acadêmicos, para mim o dia mais difícil é esse. Nós trouxemos o melhor para Inhuma. Quero agradecer ao Prefeito Dr. Moacir Gonçalves de Carvalho pelo apoio que tivemos. Gostaria de agradecer também aos secretários municipais, ao Sargento Jardel e ao Edmercio Gonçalves pelo apoio logístico. Eles não mediram esforços e não nos deixaram faltar nada. Estamos com a certeza do dever cumprido e vamos levar também boas recordações de Inhuma? Comentou Karina Turra.
O rondonista Plínio falou que a imagem do Piauí não é boa nas regiões sul e sudeste, mas que o mesmo ficou impressionado com o potencial ?A imagem do Piauí não é boa nas regiões sul e sudeste, mas as pessoas que pensam dessa forma estão equivocados. Eu vou levar a imagem de um lugar belíssimo, que tem grandes riquezas naturais, que tem um povo hospitaleiro, acolhedor e que trabalha 24 horas por dia? Frisou Plínio.
A Solenidade encerrou-se com troca de abraços e apertos de mãos, em seguida as autoridades foram almoçar com os rondonistas no restaurante novo stylo. Eles tiveram a oportunidade de apreciarem uma boa música ao vivo com o cantor Edmercio Gonçalves, voz e violão. Na parte da tarde os rondonistas visitaram a lagoa dos banguês e se encantaram com as paisagens naturais e com as plantações das lavouras. Durante a noite aconteceu uma confraternização no restaurante (ITALBRASIL) com a presença dos rondonistas, do Prefeito Municipal Dr. Moacir Gonçalves de Carvalho, da Secretária de Educação, Cultura e Desportos Nilcimar Correia Cavalcante, da Vereadora Rosimar Pacheco, do Pároco Edvaldo Barbosa e da Professora Josileide Gonçalves e seu esposo Soares. O cantor e funcionário público Edmercio Gonçalves juntamente com o músico Roberto tocaram e cantaram canções relacionadas a despedidas. O repertorio foi escolhido a dedo pelos artistas.
Confira as imagens;
height="450" />
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.