O Senhor Antônio Reis o ?Reizinho?, Coordenador do projeto de fortalecimento do arranjo produtivo local do Buriti, reuniu-se na manhã dessa quinta feira com o Gestor Público Dr. Moura e com os agricultores do município de Inhuma que exploram o fruto Buriti. Nessa primeira etapa do projeto estará sendo feito um diagnóstico no município para se ter uma ideia sobre o tamanho da produção de Buriti. Em seguida será feito um cadastro de todos os produtores de Buriti da região. Todos esses dados serão enviados ao Ministério do Meio Ambiente, onde serão analisados e posteriormente disponibilizados cursos sobre aproveitamento e arranjos do Buriti, como também para dar melhores condições de trabalho para esses produtores
O Prefeito Dr. Moacir Gonçalves disse que tem participado ativamente das reuniões do Território Vale do Sambito, e pediu ao Senhor Antônio Reis para que o mesmo faça mais reuniões sobre a exploração do Buriti no município, principalmente na zona rural, nos povoados Forte, Roque e Buriti Comprido.
O técnico da Emater José Airton Rufino disse que tem alguma estimativa sobre a produção de Buriti no município de Inhuma. Ele falou que vai repassar para o Coordenador do projeto, para que este venha a contribuir nesse novo diagnóstico. De acordo com Reizinho, dois representantes de Inhuma estarão participando de duas oficinas duas sobre aproveitamento do Buriti.
O propósito do Ministério do meio Ambiente é tar identificando esse pessoal que trabalham com o Buriti, onde é que tão essas famílias, como é que elas estão produzindo, como é que está a questão ambiental, e sobre as dificuldades que eles estão enfrentando.
Esse cadastro é para ter uma noção, um retrato da produção de Buriti de cada localidade, e a partir desse diagnóstico, desse retrato será trabalhado um planejamento par propor políticas públicas junto ao Ministério do Meio Ambiente. O Coordenado do projeto disse que é muito importante a participação de representantes das comunidades e dos gestores públicos.
SOBRE O BURITI
? Seu fruto, além de rico em vitamina A, B e C, ainda fornece cálcio, ferro e proteínas. Consumido tradicionalmente ao natural, o fruto do buriti também pode ser transformado em doces, sucos, picolé, licor, vinho, sobremesas de paladar peculiar e ração de animais.
? Fornece palmito saboroso, fécula, seiva e madeira.
? O óleo extraído da fruta é rico em caroteno e tem valor medicinal para os povos tradicionais do Cerrado que o utilizam como vermífugo, cicatrizante e energético natural. Também é utilizado para amaciar e envernizar couro, dar* cor, aroma e qualidade a diversos produtos de beleza, como cremes, xampus, filtro solar e sabonetes.
? As folhas jovens produzem uma fibra muito fina, a "seda" do buriti, usada pelos artesãos na fabricação de peças de capim-dourado. Sua fibra é transformada no artesanato em bolsas, tapetes, toalhas de mesa, brinquedos, bijuterias, redes, cobertura de teto,cordas e etc. O talo das folhas se presta ainda à fabricação de móveis, que se destacam pela leveza e durabilidade.
O buriti é de grande importância na manutenção de olhos d"água naturais, chegando até a conservar locais alagadiços, de água pura e permanente. Em locais que os olhos d"agua(nascentes) estão secando, recomenda-se que se plante Palmeiras Buriti (além de árvores como Ingá, Sangra-d"agua, entre outras) para recuperá-las. Por isso a grande importância em preservar a palmeira buriti.
Fotos: Juerismar
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.