Horta terapêutica do CAPS passa por reformulação

Horta terapêutica do CAPS passa por reformulação

Horta comunitária | Juerismar

No mês de Junho, em que se comemora o dia do meio ambiente, o CAPS de Inhuma-PI deu um importante passo e conta hoje com uma nova ferramenta no auxílio aos pacientes do Caps (Centro de Atenção Psicossocial); a horta terapêutica.

O projeto foi retomado e reformulado pelos funcionários com a atual coordenadora do serviço, com o apoio das Secretaria de Saúde e a de Agricultura, e tem mostrado resultados positivos na socialização dos pacientes. “A retomada do projeto da horta fazia parte dos nossos planos e conseguimos colocar em prática com a chegada da nova gestão, que está compromissada com a questão da saúde mental do município”, conta a coordenadora Vilani.

Ana Raquel Soares Lopes, psicóloga clínica do Caps, explica que para trabalhar o paciente psiquiátrico é necessário um cuidado especial. “É preciso trazer ele para a oficina. O projeto tem que cativá-lo. Quando ele começa a participar da horta, o tratamento é acoplado, tem as psicoterapias, as oficinas, a socialização, a medicação. Para cada paciente é um trabalho terapêutico individual, Nossos objetivos são sempre a socialização, o trabalho em equipe, a autonomia,o empoderamento, entre outros. ”, explica Raquel Lopes.

O objetivo é que a terapia possa continuar até mesmo após a colheita, com a venda e utilização do dinheiro arrecadado para adquirir material para os próprios pacientes. Este tipo de atividade trás o usuário de volta para o convívio com a comunidade e é incentivado a buscar sua própria fonte de renda, através do seu próprio trabalho.

Para o Prefeito Silva Junior, a iniciativa é um belo exemplo do resultado que a dedicação pode obter. “Muitas vezes é em pequenas atividades que vamos encontrar a maior satisfação. O trabalho na horta terapêutica é o exemplo disso, em mais de um sentido. É a prova de que o amor e a dedicação constroem um mundo melhor”, comentou o Prefeito.

Em breve retornaremos ao CAPS para acompanhar o andamento do projeto e evolução dos pacientes.

EQUIPE QUE COMPÕE O CAPS

Adaljerry Ferreira de Sousa -Psicopedagogo

Ana Raquel Soares Lopes – Psicóloga clínica

João Egídio Gonçalves – Enfermeiro

Keyla Suany G. dos Santos – Assistente Social

Vicente de Paulo G. Júnior – Médico Psiquiátra

Emanoel G. de Almondes – Vigia

Fabrício Soares – Assistente Administrativo



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES