Os vaqueiros do município de Inhuma mais uma vez foram homenageados durante o festejo de São José. Aconteceu neste dia 18 de março de 2010, a missa dos vaqueiros na Igreja Matriz. A mesma teve início por volta das nove horas e se prolongou até as onze horas. Além dos vaqueiros muitos fieis compareceram a celebração.
A senhora Francinete cantou uma música em um tom poético para os vaqueiros, e também e se lembrou da importância dos mesmos. Essa festa é tradição no município, pois a homenagem tem também um apoio todo especial da prefeitura municipal de Inhuma, e também da secretaria de educação cultura e desporto.
A prefeitura, juntamente com a secretaria de educação, serviço social, secretaria de administração e a equipe da paróquia de São José, prestaram uma homenagem aos vaqueiros no centro de convivência dos idosos. Na oportunidade foi lida uma poesia pela professora Iracema, e teve também a apresentação de dois repentistas da Cidade de Picos. Os repentistas agradeceram ao Prefeito Dr.Moura, ao Secretário de agricultura, Erivan Almondes e a Secretária de Educação, professora Nilcimar. Também se lembraram dos vaqueiros que já partiram, e falaram que os mesmos deixaram muita saudade.
O Prefeito Dr.Moura falou sobre a escassez de das chuvas e da importante missão dos vaqueiros. ?Estamos preocupados com a falta de chuva, muitos lugares já está muito seco. Vamos decretar estado de emergência, para que os nossos agricultores sejam ressarcidos, ou seja, para recompensar a perda da lavoura, mas confiante em Deus e São José as chuvas podem se intensificar. Sou filho de agricultor e sei da importante missão de vocês vaqueiros, continuem abrilhantando o festejo de São José, pois esta é uma das passagens mais importante da festa de São José? Frisou Dr.Moura.
Já a Secretária de Educação, agradeceu o comparecimento de todos ?Agradeço aqui a presença de todos vocês. Esse dia é de vocês, fiquem bem à vontade. Quando vi a primeira apresentação dos vaqueiros achei muito linda, eu fico muito emocionada com este momento, continuem assim, fortes e sempre presente nesta no festejo de São José? Falou Nilcimar.
Os vaqueiros começaram a chegar por volta do meio-dia no centro de convivência dos idosos, ouviram a homenagem e em seguida participaram de um almoço. Durante o almoço começou uma chuva, mas depois passou. Logo depois voltou a chover, e o desfile pelas ruas da cidade aconteceu debaixo de uma forte chuva. Durante o passeio foi feito aboio, com referência aos saudosos vaqueiros da região de Inhuma. Os mesmos seguiram em passeata até a Igreja de São José, onde receberam a benção.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.