Enem será usado em seleção de 83 mil vagas

Enem será usado em seleção de 83 mil vagas

O sistema que seleciona candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para universidades e institutos federais oferecerá pelo menos 67 mil vagas no primeiro semestre de 2011. O número é 40% superior ao do mesmo período do ano passado, quando o site criado pelo Ministério da Educação (MEC) foi ao ar pela primeira vez, na esteira das mudanças do exame. O crescimento se deu pela maior adesão das universidades ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Levantamento feito pelo jornal "O Estado de S. Paulo" mostra que, das 59 instituições de ensino superior, 38 escolherão todos ou parte de seus alunos pela nota do Enem.

Pelo sistema, o candidato usa a nota do exame para fazer até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e pode alterá-las até o fim do período de inscrições, previsto para ter início em 20 de janeiro.

Mesmo não abolindo totalmente seus próprios vestibulares e aderindo ao SiSU, todas as universidades e institutos federais vão usar a nota do Enem de alguma maneira para preencher pelo menos 83 mil postos. Algumas instituições usarão a nota do exame sem aderir ao SiSU. Outras usarão o Enem para substituir a primeira fase pelo exame.

Entre as federais que só usarão o sistema criado pelo MEC, a do Ceará (UFC) responderá pela maior fatia de vagas: 5.724. Em seguida, vem a de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Rural de Pernambuco (UFRPE).

G1



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES